Anteriormente, JOSH HOMME já tinha tocado a «Villains Of Circumstance» com um quarteto de cordas, mas esta versão mais simplificada do tema dos QUEENS OF THE STONE AGE deve ter sido bem mais difícil de interpretar.
Juntando-se à longa lista de estrelas do rock que fizeram vídeos e ‘lives’ durante o confinamento forçado pelo vírus COVID-19, Josh Homme, o vocalista e timoneiro dos QUEENS OF THE STONE AGE, fez uma versão absolutamente maravilhosa de «Villains Of Circumstance», filmada na sua casa de banho, que podes recordar agora no player em baixo.
A performance foi conduzida como parte da série Portrait Of A Performer de Hedi Slimane e foi captada pelo fotógrafo Andreas Neumann. Anteriormente, Josh Homme já tinha tocado o tema final do álbum «Villains», com um quarteto de cordas, no programa televisivo Later… With Jools Holland, embora esta versão mais simplificada seja ainda mais complicada de interpretar.
Os roqueiros QUEENS OF THE STONE AGE lançaram o seu mais recente álbum, intitulado «In Times New Roman…», no dia 16 de Junho de 2023 através da Matador. O álbum foi gravado no estúdio Shangri-La, propriedade de Rick Rubin, com captações adicionais no estúdio de Homme, o Pink Duck, e as misturas ficaram a cargo de Mark Rankin.
Recorde-se que os QUEENS OF THE STONE AGE estão confirmados no festival CA Vilar de Mouros, que este ano decorre ao longo de quatro dias, de 21 a 24 de Agosto. Na bagagem, a banda norte-americana fundada por Josh Homme após a separação nos lendários KYUSS traz consigo muitos clássicos e, claro, também o seu mais recente álbum.
Os QUEENS OF THE STONE AGE, também conhecidos carinhosamente como QOTSA, emergiram da cena stoner rock underground da década de 1990 para se tornarem uma das principais bandas de heavy rock do Séc. XXI, uma transição desencadeada pelo lançamento do seu segundo álbum, intitulado «Rated R», em 2000. Reflexo de uma imersão obscura em excessos químicos, o LP mostrou a enorme habilidade dos QUEENS OF THE STONE AGE para combinarem guitarras sujas com psicadelismo, numa mistura bastante adequada para o deserto que, na altura, ainda rodeava o vocalista, guitarrista e principal compositor Josh Homme.
Ao longo dos anos, Homme permaneceu como o único elemento constante na formação inconstante dos QUEENS OF THE STONE AGE, que tratou de ancorar o grupo enquanto músicos convidados circulavam a seu belo prazer pelo estúdio e pelos palcos. Por exemplo, a presença de Dave Grohl no muito elogiado LP «Songs For The Deaf», de 2002, ajudou a levar a banda a um público mais amplo nos Estados Unidos e colocou-a na vanguarda do rock pesado.
Com o lançamento de «…Like Clockwork», em 2013, os QUEENS OF THE STONE AGE viram-se de volta ao seu estatuto indie e, simultaneamente, transformou-se no seu primeiro álbum a chegar número um das tabelas de vendas do outro lado do Atlântico. Josh Homme inalterada o mesmo quinteto nos dois álbuns mais recentes da banda, «Villains» e «In Times New Roman…».