QUEENS OF THE STONE AGE

Os QUEENS OF THE STONE AGE vão dar um concerto nas históricas Catacumbas de Paris

Consagradas como ‘Ossuário Municipal de Paris’ a 7 de Abril de 1786, as famosas Catacumbas de Paris vão receber pela primeira vez um concerto, cortesia dos QUEENS OF THE STONE AGE.

Os QUEENS OF THE STONE AGE vão ser a primeira banda a dar um concerto nas históricas Catacumbas de Paris. Josh Homme, o vocalista, guitarrista e mentor do colectivo californiano, anunciou esta actuação muitíssimo especial durante uma conferência de imprensa realizada no festival Hellfest, que decorreu na cidade de Clisson, em França, no passado fim de semana. O músico revelou também que o espectáculo vai ser gravado.

Daqui a uma semana, vamos tocar nas Catacumbas de Paris e seremos a primeira banda a fazê-lo. Tenho estado a trabalhar nisto, a tentar entrar neste local tão exaltado em Paris, há 18 anos… Será completamente ao vivo“, explicou o líder dos QUEENS OF THE STONE AGE. “Gostaria de pegar em algumas destas ideias, que são bastante comuns, como lançarmos um álbum ao vivo, e fazer algo um pouco diferente com elas. Da forma como a internet está, as pessoas podem ver-nos a tocar ao vivo de forma tão simples, de tantas maneiras diferentes, que gostaria de fazer algo que não possa ser visto da forma habitual, foi exactamente por isso que escolhi as Catacumbas de Paris.

No final do século XVIII, graves problemas de saúde pública ligados aos cemitérios de Paris levaram à decisão de transferir os seus conteúdos para um local subterrâneo. As autoridades de Paris escolheram um local facilmente acessível, que, na altura, se situava fora da capital: as antigas pedreiras de Tombe-Issoire sob a planície de Montrouge. As primeiras transladações foram feitas de 1785 a 1787.

O local foi eventualmente consagrado como ‘Ossuário Municipal de Paris’ a 7 de Abril de 1786 e, a partir desse momento, assumiu o nome mítico de ‘Catacumbas’, em referência às catacumbas romanas, que fascinaram o público desde a sua descoberta. A partir de 1809, o local foi aberto ao público para visitas por marcação.

Os QUEENS OF THE STONE AGE estão actualmente em digressão pela Europa como parte da longa The End Is Nero Tour, que passa pelo festival CA Vilar de Mouros, que este ano decorre ao longo de quatro dias, entre 21 e 24 de Agosto. Na bagagem, a banda fundada por Josh Homme após a separação nos lendários KYUSS traz consigo muitos clássicos e, claro, também o seu mais recente álbum, intitulado «In Times New Roman…», lançado em 2023.

Os QUEENS OF THE STONE AGE, também conhecidos carinhosamente como QOTSA, emergiram da cena stoner rock underground da década de 1990 para se tornarem uma das principais bandas de heavy rock do Séc. XXI, uma transição desencadeada pelo lançamento do seu segundo álbum, intitulado «Rated R», em 2000. Reflexo de uma imersão obscura em excessos químicos, o LP mostrou a grande habilidade dos QUEENS OF THE STONE AGE para combinarem guitarras sujas com psicadelismo, numa mistura bastante adequada para o deserto que, nessa altura, ainda rodeava o vocalista, guitarrista e principal compositor Josh Homme.

Ao longo dos anos, Homme permaneceu como o único elemento constante na formação inconstante dos QUEENS OF THE STONE AGE, que tratou de ancorar o grupo enquanto músicos convidados circulavam a seu belo prazer pelo estúdio e pelos palcos. Por exemplo, a presença de Dave Grohl no muito elogiado LP «Songs For The Deaf», de 2002, ajudou a levar a banda a um público mais amplo nos Estados Unidos e colocou-a na vanguarda do rock pesado.

Com o lançamento de «…Like Clockwork», em 2013, os QUEENS OF THE STONE AGE viram-se de volta ao seu estatuto indie e, simultaneamente, transformou-se no seu primeiro álbum a chegar número um das tabelas de vendas do outro lado do Atlântico. Josh Homme inalterada o mesmo quinteto nos dois álbum mais recentes da banda «Villains» e «In Times New Roman…». O mais recente, do ano passado, foi produzido por Mark Ronson e mostrou-os a explorarem novos tons e texturas da sua paleta sónica.