QOTSA

QOTSA: JOSH HOMME operado de urgência, leva ao cancelamento de nove concertos na Europa

Recorde-se que os QUEENS OF THE STONE AGE (QOTSA) são uma das grandes atracções do festival CA VILAR DE MOUROS, que decorre de 21 a 24 de Agosto.

Os QUEENS OF THE STONE AGE (também conhecidos carinhosamente como QOTSA) cancelaram os nove concertos restantes da sua digressão europeia no mês de Julho para que Josh Homme possa ser submetido a uma “cirurgia de emergência”. A banda diz que “foi feito todo o esforço para continuar e tocar para vocês, mas já não é uma opção prosseguir.” Sem avançar mais pormenores, fica a informação de que os detentores de bilhetes devem visitar o site oficial do festival onde o grupo iria actuar para informações atualizadas.

De momento, não está ainda claro se esta situação vai afectar os concertos anunciados pela banda para os próximos meses, entre os quais se conta um muito aguardado regresso a Portugal, para uma actuação no festival CA VILAR DE MOUROS. Os QOTSA actuaram pela última vez no Sábado, dia 6 de Julho, em Milão, Itália, após terem cancelado a presença no AMA Music Festival, que decorreu na noite anterior, devido a uma doença não especificada. Podes consultar todas as datas canceladas em baixo.

Os QOTSA estão actualmente em digressão pela Europa como parte da longa The End Is Nero Tour, que passa pelo festival CA Vilar de Mouros, que este ano decorre ao longo de quatro dias, entre 21 e 24 de Agosto. Na bagagem, a banda fundada por Josh Homme após a separação nos lendários KYUSS traz consigo muitos clássicos e, claro, também o seu mais recente álbum, intitulado «In Times New Roman…», lançado em 2023.

Os QUEENS OF THE STONE AGE emergiram da cena stoner rock underground da década de 1990 para se tornarem uma das principais bandas de heavy rock do Séc. XXI, uma transição desencadeada pelo lançamento do seu segundo álbum, intitulado «Rated R», em 2000. Reflexo de uma imersão obscura em excessos químicos, o LP mostrou a grande habilidade dos QOTSA para combinarem guitarras sujas com psicadelismo, numa mistura bastante adequada para o deserto que, nessa altura, ainda rodeava o vocalista, guitarrista e principal compositor Josh Homme.

Ao longo dos anos, Homme permaneceu como o único elemento constante na formação inconstante dos QUEENS OF THE STONE AGE, que tratou de ancorar o grupo enquanto músicos convidados circulavam a seu belo prazer pelo estúdio e pelos palcos. Por exemplo, a presença de Dave Grohl no muito elogiado LP «Songs For The Deaf», de 2002, ajudou a levar a banda a um público mais amplo nos Estados Unidos e colocou-a na vanguarda do rock pesado.

Com o lançamento de «…Like Clockwork», em 2013, os QOTSA viram-se de volta ao seu estatuto indie e, simultaneamente, transformou-se no seu primeiro álbum a chegar número um das tabelas de vendas do outro lado do Atlântico. Josh Homme inalterada o mesmo quinteto nos dois álbum mais recentes da banda «Villains» e «In Times New Roman…». O mais recente, do ano passado, foi produzido por Mark Ronson e mostrou-os a explorarem novos tons e texturas da sua paleta sónica.