Os PUSCIFER, banda nascida no Arizona pela mão do frontman dos TOOL, o enigmático Maynard James Keenan, têm estado bastante activos nos últimos tempos. Apesar de ainda estar a recuperar após ter contraído a COVID-19, MJK e os seus (outros) companheiros, lançaram o quarto álbum de estúdio, intitulado «Existential Reckoning», no passado dia 30 de Outubro pela Alchemy Recordings numa parceria com a BMG. Para assinalar o lançamento, o grupo fez uma transmissão ao vivo muito especial, directamente do deserto do Arizona.
O stream, que aconteceu na última sexta-feira, foi feito a partir dos arredores de uma cidade experimental projectada nos anos 70 chamada Arcosanti. “Se, por acaso, não estão familiarizados com Arcosanti, recomendo enfaticamente que procurem informação sobre o local”, explicou o vocalista Maynard James Keenan. E sim, entrem no Google e dêem uma vista de olhos, podem ter a certeza que este foi o cenário perfeito para um evento do género. “Este é só um de uma longa lista de exemplos de arquitectos, artistas, actores, músicos, escritores e poetas — pessoas que não são necessariamente do Arizona, mas que vieram aqui e descobriram aquele criatividade que penetra sob a pele”, disse Maynard sobre esta peça de génio criativo do seu estado natal.
Aproveitando o falatório que os rodeia, os PUSCIFER lançam agora um terceiro single do disco. O vídeo-clip de «Theorem», que sucede a «The Underwhelming» e «Apocalyprical» pode ser visto agora no player em cima. A formação actual do colectivo fica completa com a cantora e teclista Carina Round e o multi-instrumentista Mat Mitchell. Neste novo disco participam também Greg Edwards (dos FAILURE) e os bateristas Gunnar Olsen e Sarah Jones. «Existential Reckoning» foi produzido por Mitchell em parceria com o resto da banda. O álbum foi gravado e misturado nos Puscifer Studios em North Hollywood, na Califórnia.