Três anos após o lançamento do aclamado «Erosion», os PROCESS OF GUILT estão finalmente de regresso aos álbuns e os mais curiosos podem desde já ouvir «Harvest», o tema de avanço disponível para streaming no Bancamp do quarteto nacional.
Começa finalmente a levantar-se o véu em relação ao muito aguardado «Fæmin», que marca o início da união entre a banda portuguesa e a conceituada independente suíça Division Records. Misturado por Andrew Schneider (nos Translator Audio Studios em Nova Iorque) e masterizado por Collin Jordan (no The Boiler Room em Chicago), o disco é composto por – segundo o comunicado de imprensa divulgado pelo grupo – “5 temas concisos, mais curtos do que habitual para os padrões da banda, mas no geral mais intensos e contundentes do que qualquer coisa que tenham criado anteriormente. Movendo-se de forma segura através de uma dinâmica rítmica surpreendente, a banda explora uma abordagem vocal mais diversificada, um groove hipnótico e uma secção rítmica devastadora. Mantendo inalteradas a paixão eterna pelo feedback e a criação de riffs do tamanho do mundo, com «Fæmin» os Process of Guilt criam paisagens sonoras desoladoras e escavam ainda mais fundo o seu lugar na cena”.
Disponibilizado em formato CD digifile com livreto em A3 limitado a 500 unidades, «Fæmin» estará disponível em território nacional através da Bleak Recordings. Com data de lançamento oficial agendada para o início de Maio, o álbum pode ser adquirido em regime de pré-encomenda em www.processofguilt.com.
Entretanto a banda inicia a digressão de promoção ao novo álbum já no próximo Domingo — num concerto integrado na XV edição do SWR Barroselas — que se prolonga até ao dia 16 de Junho, com paragens já marcadas em Portalegre, Évora, Viseu, Porto e Lisboa.