primordial

PRIMORDIAL: Novo álbum, «How It Ends», para ouvir na íntegra [streaming]

“Um álbum muito raivoso, desafiador, visceral e rebelde”, afiança A. A. Nemtheanga, o líder e estratega dos irlandeses PRIMORDIAL.

Por esta altura, os PRIMORDIAL já não têm nada a provar. Durante os últimos trinta e dois anos, a banda de Dublin, na Irlanda, deixou claro que é uma força avassaladora pronta a colocar consistentemente tudo em jogo. Hoje, dia 29 de Setembro, os metaleiros pagãos lançaram o seu décimo álbum, intitulado «How It Ends», através da Metal Blade Records e, no player em baixo, já o podes escutar na íntegra.

Segundo comunicado de imprensa, o sucessor de «Exile Among The Ruins, How It Ends», de 2018, vê os PRIMORDIAL a entregarem mais uma dose da sua mistura seminal de melodias celtas e black metal, com uma urgência adicional, própria de quem está preparado para encarar o apocalipse. “O título é uma pergunta — é assim que termina? Como acontece isto tudo: a cultura, a língua, a história, a sociedade, a humanidade — quem sabe? “Independentemente de quem és ou foste, tens uma hipótese em tudo isso“, diz o vocalista A. A. Nemtheanga.

Com os membros fundadores Pól MacAmlaigh no baixo, Ciáran MacUilliam na guitarra e o baterista de longa data Simon O’Laoghaire, os PRIMORDIAL começaram a escrever o material para o novo álbum no Outono de 2022, com o processo a decorrer de forma rápida e produtiva. Sem nunca terem planeado um álbum de antemão, deixando-os tomarem forma naturalmente, desta vez Nemtheanga sabia que queria fazer algo com um som maior, mais aberto e mais agressivo, que foi exatamente o que conseguiram.

“O «How It Ends» é um álbum muito raivoso, desafiador, visceral e rebelde, e à medida que trabalhávamos tudo começou a tomar a forma pretendida. Pode ser o nosso adeus, mas será um adeus de resistência em termos musicais. Acho que também é mais metal! E mais épico!“, diz o vocalista irlandês. O novo álbum foi gravado nos Hellfire Studios, nos arredores de Dublin, e produzido pelos PRIMORDIAL em colaboração com Chris Fielding. Podes conferir a capa e o alinhamento completo de «How It Ends» em baixo, sendo que o disco pode ser encomendado através da loja virtual na Metal Blade Records.

01. How It Ends | 02. Ploughs To Rust, Swords To Dust | 03. We Shall Not Serve | 04. Traidisiúnta | 05. Pilgrimage To The World’s End | 06. Nothing New Under The Sun | 07. Call To Cernunnos | 08. All Against All | 09. Death Holy Death | 10. Victory Has 1000 Fathers, Defeat Is An Orphan