“Não houve discussões, nem má vontade”, esclarecem os dissidentes dos PRIMAL FEAR num breve comunicado.
Os power metallers alemães PRIMAL FEAR separaram-se dos guitarristas Alex Beyrodt e Tom Naumann, do baterista Michael Ehré e do baixista Alex Jansen, com os músicos dissidentes a divulgaram a seguinte declaração nas redes sociais: “Caros fãs e amigos dos PRIMAL FEAR, lamentamos informá-los que o Alex Beyrodt, o Tom Naumann, o Michael Ehré e o Alex Jansen, que nos ajudou com o baixo nos últimos dois anos, já não fazem parte da banda PRIMAL FEAR.
Este passo, desencadeado por decisões dentro da banda com as quais não concordamos, não foi nada fácil para nós. Queremos deixar claro que, apesar das divergências de opinião, não houve discussões nem má vontade. Queremos agradecer pelo tempo que passámos juntos, pelos numerosos álbuns que fizemos, pelas digressões, pelos concertos que nos levaram a percorrer o mundo juntos e, claro, pelo carinho dos fãs. Desejamos ao Mat e ao Ralf tudo de bom para o futuro!“.
Por seu lado, Mat Sinner (também conhecido como Matthias Lasch), o baixista, compositor, timoneiro e produtor dos PRIMAL FEAR, partilhou a seguinte mensagem nas redes sociais: “Em breve já vamos poder revelar algumas novidades surpreendentes dos PRIMAL FEAR. Agora, vamos concentrar-nos na gravação de um novo álbum e estamos incrivelmente entusiasmados!“.
Até ao momento em que escrevemos esta nota, Sinner e o cantor Ralf Scheepers ainda não anunciaram substitutos para os músicos que saíram, mas sabe-se que o guitarrista sueco Magnus Karlsson, que tem sido principalmente um membro da banda em estúdio durante grande parte da última década, se juntará à dupla na estrada.
No passado mês de Junho, foi anunciado que os PRIMAL FEAR assinaram oficialmente um contrato com a nova editora Reigning Phoenix Music (RPM) para o lançamento do próximo álbum de estúdio da banda. O mais recente álbum dos PRIMAL FEAR, intitulado «Code Red», foi lançado em Setembro de 2023 pela Atomic Fire Records. O LP, que conta com onze temas sucedeu, a «Metal Commando», editado em 2020, e inclui o tema «Cancel Culture», que aborda uma questão amplamente debatida nos últimos anos.
«Code Red» foi gravado nos Backyard Studios, na Alemanha, e produzido por Matt Sinner, Ralf Scheepers e Tom Naumann. O colaborador de longa data Jacob Hansen encarregou-se mais uma vez da mistura e da masterização nos seus próprios Hansen Studios, na Dinamarca. Stan W. Decker, que criou as capas de «Angels Of Mercy – Live In Germany», «Apocalypse» e «I Will Be Gone», de 2021, forneceu a magnífica arte que ilustra o álbum.
Em Agosto de 2021, os PRIMAL FEAR anunciaram o cancelamento de todos os concertos previamente anunciadas para 2021 e 2022 “devido a um grave problema de saúde“. Quatro meses após o anúncio, Sinner revelou que tinha passado os oito meses anteriores em oito hospitais diferentes.