Numa colaboração entre a MRS Records e o Metalpoint, a sala do C.C. Stop, no Porto, recebe hoje, Sábado, 7 de Junho, aquela que é a segunda edição do PORTO BLACK METAL, um festival que traz à cidade um conjunto de novos nomes, neste caso todos a apresentarem novos discos. Com um bilhete a oito euros, o cartaz inclui quatro propostas todas dentro da vertente black, apenas um deles nacional, os GRIEVANCE, das Caldas da Rainha, que vão ao norte apresentar o novo «Em Lucéfecit», editado recentemente pela War Productions. Este é já o terceiro longa-duração desta one man band, que ao vivo se transfigura em quinteto.
A noite internacionaliza-se com os espanhóis AANOMM, que apresentam o seu segundo trabalho. «Disinterred Nausea Malodorous» é já de 2018, mas o duo madrileno só agora o vem apresentar a Portugal.
De Espanha para alguns, da Galiza para outros, chegam os DANTALION, quinteto já com sete trabalhos, que apresenta aqui «The Seventh Wandering Soul», também de 2018. Oriundos de Pontevedra, assinados pela The Way of the Hermit, lançaram apenas 66 cópias para este novo trabalho, por isso é um “must have”, até alguém fazer uma reedição.
Os cabeças-de-cartaz da noite, são os italianos ENISUM, que chegam ao Porto com «Moth’s Illusion», recentemente lançado pela Avantgarde Music. Este é o sexto trabalho de um quarteto no activo desde 2006 e que encima mais uma noite de black, naquela que, porventura, é a sala nacional em que o estilo tem mais preponderância.