PHASE TRANSITION é um novo nome portuense no campo do metal progressivo. Formado por Sofia Beco, vocalista e violinista, Luís Dias, guitarrista, Zé Pereira, baixista e Fernando Maia, baterista. O grupo formou-se à volta de Luís e Fernando, estreando-se em 2019, com vários concertos em que o conceito era, segundo os próprios, “reinventar grandes músicas do metal, de bandas como Dream Theater, Metallica e Megadeth, substituindo a voz pelo violino”. Durante uns tempos foram os PERNAS DE PAU, mas o que era apenas diversão passou a ter objetivos um pouco mais ambiciosos, principalmente o aperfeiçoamento da técnica musical, e, nessa fase, surgiu então o nome PHASE TRANSITION.
Um ano depois, em 2019, a banda estreou-se com o seu primeiro concerto no FMUP Music Fest, no Hard Club, do Porto. Nessa altura, já se tinham juntado a Sofia Beco, inicialmente apenas violinista, o José Pereira, baixista, e o Ricardo Martins, guitarrista ritmo, que saiu pouco depois. Continuando no ambiente universitário, a banda deu o seu segundo concerto no FCUPlugged. Influenciados principalmente por música progressiva, com bandas como DREAM THEATER, HAKEN ou OPETH, os músicos dos PHASE TRANSITION referem também o jazz e a música clássica como influências. O EP de estreia, intitulado «Relatively Speaking», tem composições inspiradas na natureza e na física, “bem como nos conflitos pessoais e interpessoais da humanidade”.
O primeiro tema do EP, «Singularity», estreia agora através da LOUD! e um segundo single, intitulado «Shadows Of Thought», tem já estreia marcada para o próximo 23 deste mês. O disco estará disponível a partir de 7 de Dezembro, em formato CD e digital, com pré-vendas a começarem a 9 de Novembro. O EP completa-se ainda com os temas «In The Dark» e «Sand And Sea».