PERTURBATOR

PERTURBATOR revela uma nova faceta com o single «The Swimming Pool» [vídeo-clip]

Uma pausa contemplativa antes da tempestade sonora de «Age Of Aquarius», o muito aguardado novo álbum de PERTURBATOR.

O produtor e compositor parisiense PERTURBATOR— nome artístico de James Kent — lançou «The Swimming Pool», o terceiro avanço para o seu muito aguardado álbum «Age of Aquarius», que chega no dia 10 de Outubro pela Nuclear Blast Records. Longe da intensidade electrónica que habitualmente marca a sua música, o novo tema é uma delicada balada instrumental ao piano, de atmosfera serena e quase onírica, evocando de forma subtil o universo das bandas sonoras de vídeo-jogos.

Essa ligação não é, de resto, casual: PERTURBATOR conquistou projecção internacional precisamente com o seu contributo para as icónicas bandas sonoras dos jogos Hotline Miami, de 2012 e 2015, onde o seu estilo de alto impacto se tornou parte fundamental da experiência imersiva. Agora, com «The Swimming Pool», o músico apresenta um momento de introspecção no contexto de um LP que, segundo o próprio Kent, será maioritariamente agressivo e intenso. “É simples, minimalista e íntima. Foi inspirada num sonho que tive há anos, no qual me encontrava preso num enorme hotel abandonado, à procura incessantemente, e sem sucesso, da piscina”, diz o músico no novo tema.

O novo single sucede a «Apocalypse Now», com participação vocal de Kristoffer Rygg, dos ULVER, e a «The Art Of War», ambas amplamente elogiadas pela imprensa especializada. Cada uma destas canções antecipa a diversidade estética de «Age Of Aquarius», um disco que promete unir brutalidade e beleza numa narrativa musical coerente.

Produzido, gravado, interpretado e misturado por PERTURBATOR (com exceção das vozes convidadas), e masterizado por Jaime Gomez Arellano (conhecido pela sua colaboração com os GHOST e os OPETH), o sexto álbum de PERTURBATOR expande a sua visão artística além do território explorado em «Lustful Sacraments», de 2021. Se nesse registo o foco recaía sobre vícios e comportamentos autodestructivos, «Age Of Aquarius» aborda temas mais amplos e filosóficos, explorando as ligações entre individualismo, conflito e guerra.

Musicalmente, Kent assume um espírito cinematográfico, concebendo cada faixa como uma cena distinta de um filme imaginário. “Gosto de pensar em cada álbum como um filme. As faixas são todas cenas dessa grande história”, afirma ele. Nesta lógica, «The Art Of War» surge como o momento mais intenso e combativo, traduzindo sonoramente a ideia de guerra como conceito existencial, mais do que como evento histórico. A sua identidade sonora, assente num cruzamento entre post-punk, goth, techno e EBM, continua a atrair fãs de vários quadrantes, desde a new wave ao industrial e ao metal.

Com «Age Of Aquarius», PERTURBATOR propõe-se a criar a banda sonora para a condição humana em constante conflito — consigo própria e com o mundo. O álbum contará ainda com colaborações de Alcest, Author & Punisher e Greta Link, prometendo uma viagem sonora que oscila entre a melancolia etérea e a intensidade quase bélica. A par do lançamento, o músico prepara-se para iniciar, no final deste ano, a sua maior digressão até à data, com datas esgotadas e salas de referência, incluindo o O2 Forum Kentish Town, em Londres, e duas noites no lendário Bataclan, em Paris.

«The Swimming Pool» já está disponível nas principais plataformas digitais, enquanto os formatos físicos de «Age Of Aquarius» pode ser pré-encomendados aqui, prometendo um novo capítulo na carreira de um dos nomes mais singulares da música electrónica contemporânea.