O Pedro Roque é fotógrafo. E, para além disso, é também parte de bandas e passa discos ao vivo sempre que pode. É o responsável por muitas das melhores imagens que têm visto na LOUD! ao longo dos últimos anos, e acumula ainda as sempre atentas escolhas do Roque à Sexta, aqui neste site. Explicado que está o eventual conflito de interesses, o que interessa mesmo é que a Biblioteca Municipal do Barreiro teve o bom gosto de o escolher para uma exposição, a decorrer entre 13 de Novembro de 2020 a 9 de Janeiro de 2021, no local.
A exposição, que se intitula “Forging Light”, apresenta fotos do artista, descritas como “uma série de composições fotografadas de forma documental, num espaço temporal compreendido entre 2016 e o início de 2020, onde a predileção de Pedro Roque pela fotografia a preto e branco pressupõe a ambivalência do chiaroscuro”. A exposição tem entrada livre, mas face às condicionantes da época, é necessária fazer marcação prévia através do endereço de e-mail: dcpc@cm-barreiro.pt. No dia 13 de Novembro, pelas 21:00, decorrerá uma tertúlia, onde o fotógrafo vai fazer uma retrospectiva do seu trabalho e a abertura de exposição. Os lugares para o evento são limitados a 40 pessoas, cumprindo todas as normas da DGS. A entrada é livre, mediante marcação para o mesmo e-mail.
Metade da dupla TWISTED SISTERS, colaboradora desta revista e eterna companheira de luta do Sr. Roque, a Cátia Nóbrega diz, na sinopse da exposição, que “imortalizando o fugaz, o fotógrafo aproxima o foco da emoção presente nas entrelinhas da leitura de luz, num lugar onde a escuridão se torna característica dominante. Uma dança de luz, forma e volume, dramatizada pelos fortes contrastes que trespassam o olhar e amplificam esta estreita ligação forjada entre sujeito e técnica, moldando o momento”. Não havendo nada a acrescentar, a dica está aí: seja em qual for a margem do Tejo que habitem, desconfinem, transitem entre concelhos e visitem a Biblioteca Municipal do Barreiro para ver as excelentes fotos do Roque. O “nosso” fotógrafo merece. E agradece.