“Os PEARL JAM não são um ecrã LED brilhante e frio; são uma luz quente e incandescente”, explica Rob Sheridan, o responsável pelo aspecto visual dos concertos da banda de Seattle.
Os PEARL JAM acabam de disponibilizar um novo vídeo-clip ao vivo para «Wreckage», o mais recente single da banda liderada por Eddie Vedder. O clip foi filmado durante a mais recente tour do grupo nos Estados Unidos; mais concretamente, durante um espectáculo em Las Vegas, no passado dia 16 de Maio. O tema, à semelhança do tema-título de «Dark Matter», o sétimo LP de estúdio dos PEARL JAM, já tinha alcançado o primeiro lugar na tabela Mainstream Rock Airplay da Billboard, marcando a primeira vez que os músicos conseguem dois primeiros lugares consecutivos nessa lista.
Como podes conferir no player ali em baixo, o vídeo-clip de «Wreckage» mostra algumas das animações visuais únicas usadas na corrente digressão dos PEARL JAM, criadas pelo renomado artista Rob Sheridan. Este conceito visual apresenta uma novidade também para a banda, que normalmente realiza tours com uma produção mais simples e despojada.
Sheridan, que já trabalhou com o realizador David Fincher e também com Trent Reznor e os NINE INCH NAILS, disse ao Seattle Times: “Os PEARL JAM não são um ecrã LED brilhante e frio; são uma luz quente e incandescente. Falámos sobre criar um espectáculo visual com uma sensação totalmente analógica, por isso decidi usar um ecrã de projecção e algumas formas de trazer a componente visual para o espaço da banda, mas com o cuidado de não competir por atenção com uma das maiores bandas ao vivo da nossa geração.“
«Dark Matter», que recentemente ultrapassou os 100 milhões de streams, estreou no Top 5 da Billboard 200 e também alcançou o primeiro lugar em cinco tabelas da Billboard simultaneamente — Top Rock & Alternative Albums, Top Rock Albums, Top Alternative Albums e Top Hard Rock. Com este último álbum, a banda igualou o recorde de mais álbuns no primeiro lugar na história da Billboard Top Hard Rock Albums (com oito entradas).
Em 2023, os PEARL JAM retiraram-se para os Shangri-La Studios em Malibu, na Califórnia, e começaram a tocar sob a supervisão de Watt. Compondo e gravando numa explosão de inspiração, o «Dark Matter» tomou forma em apenas três semanas. Segundo comunicado de imprensa, “como resultado, este disco é o reflexo do espírito criativo partilhado de um grupo de confidentes e irmãos a tocarem numa sala como se as suas próprias vidas dependessem disso.“
Com onze álbuns de estúdio, centenas de performances únicas ao vivo e inúmeras edições oficiais de concertos, os PEARL JAM continuam a ser altamente aclamados pela crítica e considerados como uma das bem mais sucedidas comercialmente, com mais de 85 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo. Em 2017, foram incluídos no Rock and Roll Hall Of Fame, cimentando o grupo oriundo de Seattle como uma dos mais populares do rock’n’roll do seu tempo.