PAX JULIA METAL FEST:
O fim

Segundo comunicado de um representante da organização, a terceira edição do PAX JULIA METAL FEST — originalmente agendada para o dia 6 de Outubro de 2012 na Casa da Cultura em Beja — foi cancelada e o festival não voltará a realizar-se. Em baixo podem ler, na íntegra, o e-mail enviado por Nuno Fonseca, estratega e mentor do evento, para a nossa redacção.

Os tempos estão difíceis para todos, outras entidades ou associações poderão ter mais antiguidade ou experiência, e no caso da Zarcos tem que se pensar no longo prazo, decidiu-se desta maneira e as coisas não foram pensadas de ânimo leve, infelizmente talvez tenha que encarar que este evento nunca teve futuro!

Eu, Nuno Fonseca, mentor e organizador do evento desde a sua criação em 2009, e que este ano estava a realizar em conjunto com a Zarcos, Associação de Musicos de Beja, que acedeu no início do corrente ano ao meu pedido de colaborarem nisto comigo, comunico o cancelamento e desfecho final do Pax Julia Metal Fest! O acordo inicial que tinha feito com a Zarcos nessa altura, consistia em que eu entrava com fundos prórios para cobrir a totalidade do orçamento, só tendo a receita da bilheteira como fonte de lucro, para que a Associação não tivesse encargos com o mesmo, e queria proporcionar-lhe os lucros do bar, pois a minha única e exclusiva intenção era ajudar a Zarcos, da qual sou integrante e pertenço à direcção, e que o festival se consolidasse definitivamente através da mesma!

Mas tive que alterar a proposta inicial, pois recentemente surgiram-me alguns problemas e não podia passar sem reaver a maior parte do investimento, entre o bar e a bilheteira com estas duas fontes podia ser que se almejasse a intenção de reaver o dispendido, falei com os membros da direcção presentes na última reunião e o Presidente da Associação, para se aplicar os lucros provenientes do bar e ser uma ajuda a pagar parte do evento, consideraram que desta maneira o evento é demasiado arriscado para a própria. O evento está inviabilizado, não vai poder usufruir dos lucros que iriam advir do bar que a Zarcos, Assoc. de Músicos iria montar, e que seria uma ajuda a colmatar algumas despesas do mesmo, sendo a Associação estaria em concorrência directa com o bar já existente na Casa da Cultura, que se revela sempre complicado esta situação.

Não se chegaram a realizar contactos e pedidos de apoio a empresas, pela Zarcos… Portanto, na sequência da reunião realizada pela direcção, este Domingo 5 de Agosto, em que apresentei e submeti a escrutínio da Associação, esta maneira para se poder realizar o evento, e que não se pode cumprir e efectivar, carecendo de viabilidade, procede-se ao cancelamento do festival. Posto isto, o Pax Julia Metal Fest é um caso encerrado, e está definitivamente arrumado!

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.