DI’ANNO, que gravou os clássicos «Iron Maiden» e «KIllers», com a lendária banda britânica, tinha 66 anos.
Paul Di’Anno, o vocalista original dos IRON MAIDEN e a voz dos primeiros dois álbuns da icónica banda de heavy metal, faleceu aos 66 anos na sua casa, em Salisbury, no Reino Unido. A notícia da sua morte foi confirmada hoje, segunda-feira, 21 de Outubro, pela sua editora de longa data, a Conquest Music, num comunicado emitido em nome da família.
O cantor, que vinha a enfrentar problemas de saúde nos últimos anos, tinha estado limitado a actuar ao vivo numa cadeira de rodas. Apesar dessas dificuldades, Di’Anno realizou mais de 100 concertos desde 2023, mostrando a sua inabalável paixão pela música e pelos fãs. A sua última aparição em palco ocorreu em Cracóvia, Polónia, a 30 de Agosto.
Paul Di’Anno foi uma das figuras mais influentes da história inicial dos IRON MAIDEN, sendo a sua voz inconfundível o motor dos álbuns «Iron Maiden» (de 1980) e «Killers» (de 1981). Di’Anno trouxe um tom mais punk e agressivo à banda, ajudando a definir o som distintivo que acabaria por dominar o heavy metal britânico nos anos 80. Após a sua saída dos IRON MAIDEN, Di’Anno continuou a gravar e a actuar em vários projectos ao longo da sua carreira, entre eles os BATTLEZONE e KILLERS, mantendo uma base de fãs dedicada.
No início de Setembro, PAUL DI’ANNO lançou uma nova versão da clássica «Wrathchild» Para esta nova interpretação do tema de «Killers», Di’Anno contou com a ajuda do cantor ZP Theart, que passou pelos DRAGONFORCE e SKID ROW, pelo baterista Russell Gilbrook, dos URIAH HEEP, e ainda pelo guitarrista Cliff Evans, dos TANK. “Adoro esta versão da «Wrathchild» e trabalhar nas vozes com ZP Theart trouxe realmente uma nova energia a esta canção“, explicou o cantor que gravou os dois primeiros álbuns dos IRON MAIDEN.
“A «Wrathchild» continua a fazer parte do alinhamento de todos os meus concertos ao vivo. Adoro cantá-la e os fãs continuam a enlouquecer com ela todas as noites. Melhor ainda, para além de ter o ZP a juntar-se a mim na voz, trouxe o Russell Gilbrook, dos URIAH HEEP, para a bateria e o Cliff Evans, dos TANK, para a guitarra. Que banda!“. A nova versão de «Wrathchild» faz parte de uma nova colectânea de Di’Anno, intitulada «The Book Of The Beast», que foi lançada a 27 de Setembro via Conquest Music.