Os PARADISE LOST já deram início ao processo de composição daquele que será o seu 17.º longa-duração.
Os PARADISE LOST já estão a trabalhar no seu novo álbum de estúdio, que sucede ao muito aplaudido «Obsidian», de 2020. Numa nova entrevista ao MetalSide.pl, Nick Holmes, o vocalista da lendária banda britânica, falou brevemente sobre o progresso das sessões de composição para o novo LP e aponta uma data de edição algures no próximo ano.
“Sim, já estamos a trabalhar lentamente num novo álbum“, revelou o cantor. “Quando tivermos uma fatia decente de tempo livre, provavelmente vamos conseguir acabá-lo, mas por enquanto ainda não estamos lá. Sendo assim, acho que só vamos ter algo terminado durante o próximo ano.” Podes conferir a entrevista na íntegra aqui.
Em Maio, numa manobra que vai surpreendeu muitos fãs, os britânicos PARADISE LOST anunciaram a regravação do clássico «Icon» para uma edição especial que pretende comemorar o 30.º aniversário do clássico de 1993. Nos planos da banda liderada por Nick Holmes e Gregor Mackintosh está também uma versão em vinil “extra especial” daquele que foi o seu muito aplaudido quarto lançamento de longa-duração.
“O nosso quarto álbum, «Icon», foi lançado em 1993 e, para celebrar o seu 30º aniversário, decidimos regravá-lo para um lançamento extra especial em vinil. Isto é tudo que podemos partilhar por enquanto em relação a isto, mas fiquem atentos a mais informações e alguns anúncios especiais em breve!“, escreveu o grupo nas suas redes sociais.
Como é do conhecimento geral, o «Icon» marcou um afastamento do som death/doom explorado nos primeiros trabalhos dos PARADISE LOST e foi o último álbum do quinteto a contar com Matthew Archer na bateria. O álbum foi originalmente gravado entre Junho e Julho de 1993 nos Jacob Studios e nos Townhouse Studios, no Reino Unido, produzido por Simon Efemey e editado a 28 de Setembro desse ano.
Recorde-se que a banda vai celebrar também o 30.º aniversário do «Icon» em Portugal, com a ‘Embers Of Europe Tour 2023’ a atingir solo lusitano no dia 16 de Dezembro, para uma data única na Sala Tejo da Altice Arena, em Lisboa.