THE INSPECTOR CLUZO

Prestes a comemorar o 25.º aniversário de «Infest», um álbum que marcou uma geração com a sua fusão de metal, rap e rock alternativo, os PAPA ROACH mostram que energia e inovação continuam a ser o seu motor criativo.

No passado dia 22 de Janeiro, os PAPA ROACH lançaram um novo single, intitulado «Even If It Kills Me», agora disponibilizado também como vídeo-clip, que já podes conferir em baixo. A faixa, que marcou o regresso às sonoridades mais cruas e autênticas que definiram os primórdios do grupo, foi editada pela editora do próprio grupo, a New Noize Records, em parceria com a ADA.

Este é um dos nossos vídeos mais épicos até agora”, diz Jacoby Shaddix, o vocalista dos PAPA ROACH, sobre o clip realizado por Jesse Davey e Ed Shires. “O Jesse e Ed ajudaram a dar vida à canção de uma forma que não esperávamos – e eu pude explorar o meu herói de acção interior. É um filme imperdível”. De resto, este que é o primeiro single lançado pela banda em três anos está a tomar o mundo de assalto. Em apenas cinco semanas, a canção já acumulou quase 10 milhões de streams e está a subir rapidamente nas tabelas de 27 países.

Recorde-se que o lançamento deste novo tema surge numa altura em que a banda ainda colhe os frutos do sucesso de «Leave A Light On (Talk Away The Dark)», uma colaboração com Carrie Underwood, que já acumula quase 200 milhões de streams em todo o mundo e que, recentemente, alcançou o Top 15 na tabela Hot AC nos Estados Unidos.

A estreia ao vivo de «Even If It Kills Me» aconteceu de forma inesperada e íntima num concerto de última hora em Berlim, esgotado em poucas horas. No entanto, o grande momento de celebração para os fãs dos PAPA ROACH começou oficialmente com o anúncio da digressão mundial Rise Of The Roach, que arranca hoje à noite e promete ser uma das maiores de sempre da carreira da banda.

Numa nova entrevista à estação de rádio I-Rock 93.5, Shaddix falou sobre a inspiração lírica para «Even If It Kills Me». “A parte musical dessa música começou a tomar forma há cerca de dois anos, e eu ouvi-a em estado embrionário“, explicou ele. “Logo nessa altura pensei que tinha algo de cinematográfico, como se fosse uma viagem em que vamos levar os nossos fãs. Depois, a vida aconteceu… O meu filho mais velho passou por uma separação muito traumática. Todo o mundo dele foi destruído e vi-o a desmoronar-se. E isso foi muito difícil.”

Os PAPA ROACH concluíram recentemente a parte europeia da digressão Rise Of The Roach, que viu os músicos trazerem a sua maior produção de sempre ao Velho Continente e viajarem pelo seu já bem vasto catálogo musical, incluindo a celebração do 25.º aniversário de «Infest», o seu icónico álbum de estreia. Na rota norte-americana, os PARA ROACH não vão estar sozinhos e levam consigo os RISE AGAINST e os UNDEROATH.

Numa entrevista recente à Rock Antenne, da Alemanha, o vocalista Jacoby Shaddix confirmou que os fãs podem esperar um novo álbum para o final de 2025. Embora os detalhes permaneçam escassos, Shaddix revelou todo o seu entusiasmo com as sessões de gravação recentes, prometendo inclusivamente várias surpresas tanto em estúdio como nos concertos. “Vai haver, definitivamente, um álbum novo em algum momento de 2025 e vão ficar surpreendidos com o que estamos a fazer. O que aconteceu no estúdio desta vez foi muito emocionante. À medida que a nossa música evoluí, nunca se sabe o que pode surgir“, afirmou o vocalista dos PAPA ROACH.