OZZY OSBOURNE

OZZY OSBOURNE sobre RANDY RHOADS: “Deu-me grandeza imensurável”

Ao lado de OZZY OSBOURNE, RANDY RHOADS criou canções de aclamação universal e atingiu a plenitude das suas capacidades. O malogrado guitarrista norte-americano faria hoje 68 anos.

Em 2021, o lendário Randy Rhoads recebeu o Prémio de Excelência Musical, distinção atribuída a artistas, músicos, compositores e produtores cuja originalidade e influência na criação musical tenham tido um impacto significativo na música. E Randy teve, definitivamente. Se o seu período nos QUIET RIOT continua a ser algo desconhecido fora dos círculos mais desligados do heavy metal, com OZZY OSBOURNE, após este ter deixado os BLACK SABBATH, o guitarrista criou canções de aclamação universal e atingiu a plenitude das suas capacidades técnicas e musicais.

Numa conversa com a Rolling Stone, OZZY OSBOURNE disse: Conheci-o durante muito pouco tempo. Mas o que ele me deu nesse curto espaço de tempo foi de uma grandeza imensurável para c*ralho. Ter alguém como o Randy Rhoads a tocar em dois álbuns, e que esses dois álbuns continuem a soar tão bem como no dia em que foram gravados, é qualquer coisa. E estou eternamente grato por isso. Só Deus sabe o que aquele homem teria conseguido até hoje. O próprio facto de ele não estar aqui a respirar é simplesmente uma m*rda de um crime“.

Ozzy continua, feliz pelo reconhecimento de Randy: “Graças a Deus que será reconhecido pelo Rock And Roll Hall Of Fame. Finalmente chegou. Lamento que a sua mãe não esteja viva para ver, porque ele era muito próximo da sua mãe. Sei que o seu irmão, Kelle, e a sua irmã, Kathy, vão ficar felicíssimos. É algo que prova que ele não foi esquecido. Ele era um músico dedicado, verdadeiro, e era um tipo encantador. Ainda penso nele o tempo todo“.

Recordado para sempre como um dos maiores ícones da guitarra no heavy metal, RANDY RHOADS faleceu a 19 de Março de 1982. O talentoso e jovem músico tocou nos dois primeiros álbuns dos QUIET RIOT, mas tornou-se realmente conhecido quando se juntou a OZZY OSBOURNE após a saída do cantor dos BLACK SABBATH, com quem gravou dois álbuns amplamente elogiados — «Blizzard Of Ozz» e «Diary Of A Madman», de 1980 e 1981, respectivamente.

Rhoads e outras duas pessoas faleceram quando o pequeno avião em que voavam nos Flying Baron Estates, em Leesburg, Flórida, atingiu o tourbus de Ozzy e, depois, colidiu com uma mansão. O músico tinha apenas 25 anos.

Durante a sua curta passagem pela banda do duplo-O, Randy gravou algumas canções magníficas, que mostraram bem toda a sua genialidade e que se tornaram icónicas, como são o caso de «I Don´t Know», «Crazy Train», «Over The Mountain» ou, claro,«Mr. Crowley», que contém um solo verdadeiramente arrepiante. Infelizmente, no dia 19 de Março de 1982, durante uma das digressões que fez com OZZY OSBOURNE, Randy foi vítima de um trágico acidente aéreo.