Tem tudo a ver com o suposto concerto de despedida, que aconteceu há oito anos em Birmingham, cidade natal de Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward.
Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward foram os fundadores da formação original dos BLACK SABBATH. O quarteto “clássico”, chamemos-lhe assim, permaneceu unido durante cerca de uma década e gravou alguns dos álbuns mais importantes da história do heavy metal, entre os quais se contam a estreia homónima, «Paranoid», «Master Of Reality» e «Sabbath Bloody Sabbath».
Como deve ser já do conhecimento geral, a gloriosa (e movimentada) trajectória dos BLACK SABBATH foi supostamente encerrada em Fevereiro de 2017, quando o grupo britânico deu um derradeiro espectáculo na sua cidade natal, Birmingham, no Reino Unido. No entanto, nessa última apresentação, a banda contou com apenas três dos seus membros originais. Quem ficou de fora foi o baterista Bill Ward.
Em Maio do ano passado, antes sequer de sonharmos que a banda ia efectivamente protagonizar um muito ansiado regresso aos palcos, Ozzy Osbourne falou sobre o concerto que os BLACK SABBATH deram em 2017 e a ausência do baterista Bill Ward num episódio do programa The Madhouse Chronicles, que apresenta ao lado do músico Billy Morrison.
“Fiquei triste porque o Bill não estava lá. Quer dizer, o Tommy [Clufetos], que é o meu baterista, fez um óptimo trabalho ao substituir o Bill, mas ele não é Bill Ward“, disse Ozzy’, explicando que, embora os BLACK SABBATH, tenham feito esse suposto último concerto há sete anos, a história da banda ainda não tinha acabado de ser escrita (pelo menos, não da maneira como ele gostaria que fosse escrita).
“Não foram os Black Sabbath que terminaram. Esse processo está inacabado. Se eles quisessem fazer mais um concerto com o Bill, eu aproveitaria essa oportunidade. Sabem o que seria bom? Se fôssemos a um clube ou algo assim sem avisar e simplesmente subíssemos ao palco e fizéssemos isso. Afinal, foi num clube que começámos“, concluiu OZZY OSBOURNE.
Hoje sabemos que esse espectáculo final vai mesmo acontecer, mas não será num pequeno clube. Os pioneiros do heavy metal BLACK SABBATH preparam-se para encerrar a sua trajectória com um concerto monumental em Birmingham. O evento, intitulado Back To The Beginning, terá lugar no dia 5 de Julho no estádio do Aston Villa e contará com a última actuação da formação original: Ozzy, Iommi, Butler e Bill Ward. Para tornar a ocasião ainda mais grandiosa, a banda terá o apoio de alguns dos maiores nomes do metal e do rock contemporâneo.
O alinhamento de apoio inclui pesos-pesados como METALLICA, SLAYER, GOJIRA, LAMB OF GOD, ALICE IN CHAINS, MASTODON, HALESTORM e ANTHRAX. Além disso, um super-grupo composto por músicos de diferentes gerações também juntará forças para homenagear os gigantes de Birmingham. Entre os participantes confirmados estão Billy Corgan ( dos THE SMASHING PUMPKINS), Tom Morello (dos RAGE AGAINST THE MACHINE), Fred Durst (dos LIMP BIZKIT), Jonathan Davis (dos KORN) e ainda Wolfgang Van Halen. Morello assumirá ainda o papel de director musical do evento.
Ao longo das décadas, BILL WARD teve algumas passagens pelos BLACK SABBATH e gravou os principais discos de estúdio da banda. Por razões que nunca ficaram muito bem explicadas, acabou mesmo por ficar fora não apenas da última apresentação do grupo, mas também de «13», o último LP que gravaram.
![](https://i0.wp.com/loudmagazine.net/wp-content/uploads/2025/02/blacksabbath-finalshow-1290x1818-1.jpg?resize=720%2C1014&ssl=1)