OZZY OSBOURNE

OZZY OSBOURNE e as suas bandas favoritas de HEAVY METAL

O malogrado OZZY OSBOURNE sempre desafiou rótulos e surpreendeu com as suas opiniões, mas uma coisa é certa: a sua influência no heavy metal é inegável, e o seu respeito pelos grandes nomes do género, mesmo que expresso de formas inesperadas, foi transversal a toda a sua carreira.

Ainda em vida, OZZY OSBOURNE, uma das figuras mais icónicas do rock e peça-chave na consolidação do heavy metal, surpreendeu ao revelar qual seria, na sua opinião, a banda definitiva do género. Meses antes de se despedir do plano terreno, o ex-vocalista dos lendários BLACK SABBATH, que, durante os anos 70 definiu os contornos do género com álbuns como «Paranoid» e «Master Of Reality», trouxe à tona mais uma visão peculiar sobre o género que ajudou a construir.

É sabido que, apesar de ser amplamente reconhecido como um dos criadores do heavy metal, Osbourne sempre se mostrou algo desconfortável com esse rótulo. “A verdade é que nunca me senti confortável com o rótulo que me colocaram: heavy metal. Sim, eu faço música que tem momentos pesados, mas as bandas que são consideradas metal são realmente pesadas, e todos somos colocados na mesma categoria,” disse o cantor numa entrevista com a revista SPIN.

No entanto, em 2017, quando questionado pela Rolling Stone, sobre quais seriam os seus dez discos de heavy metal preferidos, Ozzy foi enfático ao apontar os MOTÖRHEAD como sendo a banda definitiva do género: “Se alguém me perguntasse, ‘Quem dirias que é a banda definitiva de Metal?’, teria de responder Motörhead. Vocês já viram o documentário do Lemmy? É incrível.” Esta menção aos seus conterrâneos só veio destacar, de resto, o fascínio do cantor pelo incontornável Lemmy Kilmister, vocalista e fundador da banda, um amigo próximo de Ozzy e ícone do heavy metal, conhecido pela sua postura irreverente e pelo estilo de vida marcante.

Curiosamente, OZZY OSBOURNE não incluiu os IRON MAIDEN na sua lista, o que acaba por trazer-nos à memória uma das polémicas mais conhecidas da história recente do rock… Numa das datas da edição de 2005 do Ozzfest, a banda de Steve Harris e Bruce Dickinson foi recebida com uma chuva de ovos, numa retaliação orquestrada por Sharon Osbourne, a mulher do cantor. Ainda assim, parece haver um respeito mútuo entre Ozzy e os IRON MAIDEN; ao ser questionado sobre qual seria o seu artista favorito de heavy metal numa entrevista à Far Out, Ozzy apontou-os como sendo um dos nomes incontornáveis no género.