OZZFEST

O icónico OZZFEST pode regressar em 2027 com uma nova visão e abertura a outros géneros

Trinta anos depois de ter redefinido o conceito de festival itinerante de metal nos Estados Unidos, o OZZFEST volta a estar em cima da mesa — agora pelas mãos de Sharon Osbourne em diálogo com a Live Nation.

Sharon Osbourne confirmou estar em conversações para fazer regressar o OZZFEST, admitindo que uma nova edição do histórico festival poderá acontecer já no próximo ano. A revelação foi feita durante uma entrevista recente ao site da Billboard, com a empresária e viúva de Ozzy Osbourne a sublinhar ainda que a possibilidade de recuperar o evento está a ser discutida com a gigantesca Live Nation, a promotora com quem trabalhou nas últimas edições do evento itinerante.

“Tenho estado em conversações com a Live Nation sobre trazer o Ozzfest de volta mais uma vez,” explicou Sharon Osbourne, recordando a filosofia original do evento. “Era algo por que o Ozzy era extremamente apaixonado: dar palco a talento jovem diante de muita gente. Nós praticamente lançámos os festivais de metal neste país. Foi replicado, mas nunca com o mesmo espírito do nosso, porque o nosso era um espaço para novas bandas. Era como um campo de férias de Verão para miúdos.”

De acordo com Sharon, o eventual regresso do OZZFEST não passaria só por uma recuperação nostálgica do seu formato clássico. A empresária adiantou que tem uma visão bem diferente para o potencial futuro do festival, que poderá incluir uma maior diversidade estilística. “Gostava de misturar géneros,” disse ela, e, mesmo sem avançar detalhes adicionais sobre como essa abertura se poderá materializar, acabou por abrir a porta a um conceito diferente do que conhecemos.

Nessa mesma entrevista, a Sra. Osbourne revelou ainda estar a trabalhar também com a Live Nation num projecto paralelo que será inteiramente dedicado ao legado dos incontornáveis BLACK SABBATH: trata-se de uma tour de cariz clássico, baseada no repertório da banda, mas interpretada por orquestras locais e acompanhada por visuais de última geração. A iniciativa surge, segundo ela, como mais uma forma de celebrar e preservar uma obra que continua a influenciar gerações muito para além do metal.

Criado há cerca de 30 anos, o OZZFEST foi o primeiro festival norte-americano inteiramente dedicado ao hard rock e ao metal, tornando-se rapidamente um ponto de passagem essencial tanto para nomes mais consagrados como para as bandas emergentes. O formato itinerante terminou em 2007, com uma edição “gratuita” nos Estados Unidos, antes do evento se transformar num concerto único em Dallas, em 2008. A seguir a um ano de pausa, o evento regressou de forma limitada em 2010, com datas em seis cidades.

Em 2017, o OZZFEST voltou a ganhar destaque uma vez mais ao fundir-se com o KNOTFEST num evento de dois dias que reuniu mais de 17 mil pessoas no primeiro dia, que foi encabeçado por Ozzy Osbourne, seguido de um segundo dia com Rob Zombie como cabeça de cartaz.

Um ano depois, a 31 de Dezembro de 2018, realizou-se uma edição especial de uma única noite no The Forum, em Los Angeles, que contou com 12.465 espectadores e receitas de mais de 1,2 milhões de dólares. O cartaz incluiu Ozzy Osbourne, Rob Zombie, Marilyn Manson, Jonathan Davis, dos KORN, num concerto a solo, e BODY COUNT, além de ZAKK SABBATH, banda de homenagem aos BLACK SABBATH liderada por Zakk Wylde, num segundo palco.

Recorde-se que a hipótese de um regresso do OZZFEST já tinha sido abordada publicamente por Sharon Osbourne em Janeiro de 2024, durante um episódio do podcast The Osbournes. Nessa conversa, surgiram também detalhes sobre os desafios associados à viabilidade financeira do evento, nomeadamente no que tocava às expectativas de cachets por parte de bandas e agentes. “É óptimo. Era isso que queríamos — que toda a gente fizesse spin-offs e criasse os seus próprios festivais, porque isso é fantástico para os fãs,” disse a Sharon nessa ocasião. “No entanto, porque é que, quando se trata de nós, toda a gente acha que somos triliardários e cada manager quer um desses triliões imaginários para pôr a banda no nosso festival?”.

Ainda sem confirmação oficial ou datas anunciadas, o eventual regresso do OZZFEST permanece em fase de negociação e reflexão. Ainda assim, estas declarações de Sharon Osbourne deixam claro que o legado do festival continua vivo — e que, caso volte, dificilmente será apenas uma repetição do passado.