Dez anos depois, os holandeses THE GATHERING estão finalmente a trabalhar num novo álbum de estúdio. Será o primeiro em quase uma década. Quem o diz é o baterista Hans Rutten, numa conversa com o Underground’s Voice, que podes conferir, na íntegra, aqui. “Pode dizer-se que gravámos muito. Temos bastante material e decidimos trabalhar com o Attie Bauw — é ele o produtor do novo álbum. Também trabalhou no «Home» e no «How To Measure A Planet?», por isso conhecemos o Attie muito bem — é nosso amigo. Achámos que era bom produtor para este material. Já gravámos quase tudo. Ainda temos de gravar as linhas vocais e mais algumas coisas, por isso ainda não terminámos. Mas o que posso dizer sobre isso? Tem sido uma grande viagem. Uma grande aventura.“
“Nós não olhamos para o «Afterwords» como o nosso último álbum de estúdio”, diz Hans em relação ao tempo que passou desde o último lançamento dos holandeses. “Todos nós vemos o «Disclosure» como o nosso último álbum de estúdio. O «Afterwords» foi mais ou menos uma after party desse disco. O Frank [Boeijen, teclados] e o René [Rutten, guitarra] queriam muito fazer algumas coisas extra — fazer remisturas. Tínhamos alguns sons a acontecerem e algumas ideias, então desenvolvemos uma espécie de… É um mini-álbum, talvez, mas é um mini-álbum longo.” Ainda de acordo com Hans, o tempo de inactividade durante a pandemia proporcionou-lhe, e aos seus companheiros de banda, uma oportunidade perfeita para se concentrarem agora num novo álbum.
“É estranho, porque é realmente impossível fazer digressões“, disse o músico ele. “Está tudo incerto, especialmente este ano, e temo que demore um pouco antes de podermos voltar à estrada; será difícil fazer uma tour. Por outro lado, o que podemos fazer escrever música nova — e podemos fazer isso à distância, é claro — enviar arquivos, enviar ideias uns para os outros. Isso é o que podemos fazer, e é o que fizemos no ano passado, 2020. Trocámos e-mails com arquivos, e foi isso que fizemos.” Sobre se o novo álbum dos THE GATHERING será lançado ainda em 2021, Hans apontada para depois do Verão, mas sem se comprometer. “O vírus continua a acontecer, toda a gente sabe isso, mas nós queremos realmente lançá-lo este ano. Portanto, vamos apontar para uma data depois do Verão, mas tudo depende das gravações. Queremos gravar com a Silje [Wergeland, cantora norueguesa da banda], claro. E é difícil viajar agora. A ideia é ela vir para a Holanda para gravar as vozes, mas é difícil por causa do vírus.” Deste lado, ficamos a aguardar novidades e, entretanto, em cima podes conferir algumas imagens captadas durante a gravação do novo álbum.