Parece que, se tudo correr bem, podemos ter um álbum novo dos ARCH ENEMY ainda este ano. Numa entrevista ao podcast Riffhard, que pode ser ouvida na íntegra em baixo, o guitarrista Jeff Loomis revelou que está a trabalhar em alguns solos de guitarra para o novo álbum da banda sueca, que vai suceder a «Will To Power», que foi editado em 2017. A revelação surgiu no momento em que Loomis foi questionado acerca do que tem aproveitado para fazer com o seu tempo livre durante a pandemia da COVID-19, com o músico norte-americano, ex-NEVERMORE, a enumerar diversos projectos em que tem estado envolvido durante os últimos meses — e que também incluem um novo álbum em nome próprio.
“Durante os últimos meses tenho estado a trabalhar num álbum a solo“, começou por dizer o guitarrista. “Será o meu terceiro álbum a solo para a Century Media, e será totalmente instrumental. Portanto, tenho estado ocupado a fazer isso, a fazer solos para outras pessoas e, na verdade, também tenho escrito um pouco de música para jogos de vídeo. Além disso, também estou a trabalhar nos solos para o novo álbum dos Arch Enemy. Ainda nem sei quando vamos lançá-lo, mas vou começar a trabalhar nisso a sério muito em breve.” O próximo álbum dos ARCH ENEMY será o segundo de Loomis com a banda, e possivelmente o primeiro a apresentar qualquer material escrito pelo guitarrista.
Recorde-se que, depois de um ano de paragem inevitavelmente forçada, os suecos vão estar finalmente de volta à estrada no Outono deste ano ao lado dos polacos BEHEMOTH. Os titãs do melodeath e os porta-estandartes de uma sonoridade que tanto vai beber ao death como ao black metal, juntam assim forças numa rota em co-headlining, denominada The European Siege 2021, que inclui uma paragem em Portugal, a 8 de Outubro, na Sala Tejo, em Lisboa. Na primeira parte actuam, como convidados especiais, as lendas britânicas CARCASS e os norte-americanos UNTO OTHERS. Os bilhetes para o concerto custam 38€, à venda nos locais habituais.