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OPETH: Novo álbum chega com seis semanas de atraso

“Precisamos de um pouco mais de tempo para garantir que o lançamento final cumpre os nossos padrões“, diz Mikael Åkerfeldt, o líder os OPETH.

A data de lançamento do muito aguardado «The Last Will And Testament», o décimo quarto álbum de estúdio dos suecos do metal progressivo OPETH, foi adiada para 22 de Novembro relativamente ao dia 11 de Outubro anunciado anteriormente, devido a “atrasos imprevistos no processo de fabrico“. Mikael Åkerfeldt, guitarrista, vocalista e estratega da banda, explica: “Esforçamo-nos para entregar produto da mais alta qualidade possível e, desta vez, para o conseguirmos fazer, precisamos de um pouco mais de tempo para garantir que o lançamento final cumpre os nossos padrões.

Entendemos que esta pode ser uma decepção para muitos de vós, mas agradecemos sinceramente a vossa paciência e apoio contínuo. Mal podemos esperar para partilhar a nova música convosco e estamos confiantes de que valerá a pena esperarem“, conclui o estratega dos OPETH numa mensagem curta.

Não é sabido se a banda sueca guardava segredo, mas a verdade é que, no início de Agosto, ficámos a saber que os OPETH preparavam o lançamento de um álbum conceptual ainda antes do ano chegar ao fim. Com a informação a ser avançada por vários retalhistas online, a banda apressou-se a oficializar o lançamento do novo LP, intitulado «The Last Will And Testament», no próximo dia 11 de Outubro numa colaboração entre a Reigning Phoenix Music e a Moderbolaget.

O anúncio foi acompanhado pelo lançamento de «§1», o primeiro single de avanço para o álbum, que já pode ser ouvido no player em baixo. “Tenho estado bastante interessado na família e na ideia de que o sangue nem sempre é mais espesso do que a água”, explicou Mikael Åkerfeldt, o líder dos OPETH. num comunicado de imprensa.

Fiquei intrigado com como os membros da família podem virar-se uns contra os outros. Vi uma entrevista com um tipo cuja família se tinha voltado contra ele, devido à herança, e escrevi uma canção sobre isso no último disco. A ideia permaneceu comigo, e depois surgiu a série de televisão ‘Succession’, a qual adorei… Portanto, isso estava também no fundo da minha mente. Parecia-me um tema interessante que podia ser moldado de diferentes maneiras.

De certa forma, o «The Last Will And Testament» é um álbum conceptual“, continua a explicar o principal compositor e timoneiro dos OPETH. “É uma jornada musical inquieta que espelha a minha própria relação com a música, sobretudo enquanto consumidor. Apanho algo aqui, descarto algo ali. Amo e odeio a música ao mesmo tempo. Esta ambivalência acaba por levar-me por um caminho criativo e, de repente, surge uma colecção de canções. No melhor dos cenários, essas canções são suficientemente boas para impressionar a banda, os poderes instituídos na indústria discográfica e os seguidores dos Opeth“.

Tenho de o dizer (escrevê-lo): adoro este disco“, continua o Sr. Åkerfeldt. “Talvez até esteja orgulhoso? Há aqui alguns ingredientes familiares, suponho. A maioria da nossa música provém da mesma fonte, por isso, não será um grande choque se soar como ‘nós’. No entanto, estou admirado com o que conseguimos fazer no «The Last Will And Testament»… Parece um sonho.

Espero que haja alguma coerência e habilidade de composição, mas o que sei eu? Tenho sempre tendência a favorecer o estranho em vez do óbvio, mas sinto que estou na minoria, e isso é aceitável. Portanto… Aviso prévio: não esperes uma descarga instantânea (como habitual), mas se a receberes (será que já recebeste?) imediatamente, também está tudo bem!“.

«The Last Will & Testament» é um álbum conceptual passado no período pós-Primeira Guerra Mundial, que conta a história de um patriarca rico e conservador, cujo testamento revela segredos familiares bem chocantes. A narrativa é tecida através das confissões do patriarca, das reacções dos seus filhos gémeos e da presença misteriosa de uma rapariga com poliomielite, de quem a família tomou conta ao longo dos anos. O álbum começa com a leitura do testamento do pai na sua mansão. Podes ver alinhamento e a capa do disco em baixo.

O 14.º álbum dos OPETH foi escrito por Åkerfeldt, com revisão lírica cortesia de Klara Rönnqvist Fors (ex-Crucified Barbara). O disco foi co-produzido por Åkerfeldt e Stefan Boman, com engenharia de Boman, Joe Jones e da banda, A misturas decorreram nos Atlantis e Hammerthorpe Studios, em Estocolmo. As cordas foram arranjadas por Åkerfeldt em parceria com Dave Stewart, sendo conduzidas por este último nos Angel Studios, em Londres.

«The Last Will & Testament», acerca do qual podes saber mais aqui, conta com uma participação muito especial de Ian Anderson, o tiomoneiro e flautista dos JETHRO TULL, não só com as notas de assinatura que voam em «§4» e «§7», mas também com o seu trabalho de narração em «§1»«§2»«§4» e «§7». A juntar-se a Anderson, os OPETH contaram ainda coma ajude de Joey Tempest, dos EUROPE, que deu uma ajuda vocal de apoio em «§2», enquanto a filha mais nova de Åkerfeldt, Mirjam Åkerfeldt, canta em «§1».

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