A parceria entre o músico e produtor inglês STEVEN WILSON e a banda sueca OPETH rendeu álbuns clássicos como «Blackwater Park», «Deliverence» e «Damnation». Engana-se, no entanto, quem acha que a influência de Wilson modificou de forma decisiva as decisões que Mikael Åkerfeldt, o mentor e compositor dos OPETH, tomou em relação à sonoridade e aos caminhos tomados nesses registos. Numa passagem do livro ‘Opeth: Do Death ao Orog, como as fases da Lua’, publicado pela editora brasileira Estética Torta, Mikael dá o seu ponto de vista sobre os fãs que não estão satisfeitos com a actual sonoridade da banda e que tendem, quase sempre, culpar a relação com o estratega dos PORCUPINE TREE pelas mudanças sonoras operadas a partir da edição de «Blackwater Park» em 2001. “O Steven Wilson não faz parte do grupo”, pode ler-se. “Ele co-produziu alguns dos nossos discos. Passou cinco semanas em estúdio para fazermos três discos. Vocês esquecem-se dos outros meses de gravação e produção sob a nossa responsabilidade, enquanto ele não estava lá. Agora, um produtor que não ajuda e não apresenta as suas ideias não é um produtor.”
O músico continua, explicando que, na verdade, os OPETH nunca se dirigiram a Wilson para escreverem um disco. “As ideias dele encontraram aprovação no que diz respeito aos arranjos, só isso“, diz o músico sueco. “Não há ninguém que me possa controlar, nem mesmo o Steven. E é particularmente irritante ver que algumas pessoas ainda acreditam que ele está de algum modo no controle, quando a realidade dos factos é diametralmente oposta. Vocês culpam-no quando nossas músicas não vos agradam… Por favor, tentem esclarecer isso connosco, comigo! Sou eu quem toma as decisões finais sobre qualquer assunto“. Recentemente, os OPETH separaram-se do baterista de longa data Martin “Axe” Axenrot devido a“um conflito de interesses“. Quando a saída de “Axe” foi anunciada pela primeira vez, o líder dos OPETH, Mikael Åkerfeldt, disse num comunicado: “Por muito triste que seja já não termos o Axe na banda, não estamos em posição de perder tempo com coisas que nos podem atrasar. Temos de seguir em frente.“
Originalmente anunciado para o dia 25 de Outubro de 2021, o regresso dos OPETH ao nosso país foi adiado para 2022 devido à pandemia do novo Coronavírus. A nova data em Portugal está agora apontada para o dia 26 de Novembro, na Sala Tejo da Altice Arena. Em comunicado, a banda explicou a decisão: “É com grande pesar que comunicamos que, devido à pandemia de COVID 19 ainda em curso, somos forçados a mudar as datas da digressão European Evolution XXX, agendada para Outubro deste ano. Os espectáculos foram transferidos para Novembro de 2022, o que nos permitirá adicionar mais algumas datas à tour. Mantenham-se atentos! E não se esqueçam de escolher as vossas canções preferidas para o alinnhamento do concerto em www.opeth.com! A votação não estará aberta por muito mais tempo.” Os bilhetes já adquiridos para o espectáculo mantêm-se válidos para a nova data.