Os suecos OPETH acabam de anunciar uma importante mudança de formação, com a saída do baterista Martin Axenrot devido a “um conflicto de interesses“ depois de dezasseis anos a tocar com o grupo. Durante a digressão norte-americana que a banda sueca inicia hoje ao lado dos MASTODON e ZEAL & ARDOR, o lugar atrás do kit será ocupado pelo músico finlandês Sami Karppinen, não se sabendo ainda se a substituição será ou não definitiva. O que se sabe, isso sim, é que o primeiro concerto do grupo liderado por Mikael Åkerfeldt com o actual baterista dos THERION vai acontecer já hoje, 16 de Novembro, no Harrah’s Cherokee Center em Asheville, na Carolina do Norte. “Por muito triste que seja já não termos o Axe na banda, não estamos em posição de perder tempo com coisas que nos podem atrasar“, diz Åkerfeldt num comunicado divulgado através das redes sociais dos autores de «In Cauda Venenum», que foi editado em Setembro de 2019. “Temos de seguir em frente. Estamos eternamente gratos ao Sami por nos estar a ajudar, fazendo com que esta digressão possa acontecer. Para além disso, ele é fantástico, a sério! Todos nós desejamos o melhor ao Axe em toda e qualquer coisa que faça no futuro. Há anos que ele era uma parte muito importante da banda e estamos todos destroçados que, no final, as coisas não tenham funcionado como estava planeado. Mas a vida é assim, suponho“.
Nascido no dia 5 de Março de 1979 em Linköping, na Suécia, Erik Martin “Ax” Axenrot tornou-se famoso pela forma intrincada como toca bateria. A primeira banda a que se juntou, em 1995, foram os TRIUMPHATOR, com os quais gravou a maqueta «The Triumph Of Satan», lançada no ano seguinte. Já em 1999, tornou-se membro dos WITCHERY e dos NIFELHEIM e, cinco anos depois, juntou-se aos BLOODBATH. Foi nesse contexto que conheceu Mikael Åkerfeldt, que — por sugestão de Patrik Jensen, dos WITCHERY e THE HAUNTED — acabaria por convidá-lo para se juntar aos OPETH em 2005, após a saída de Martin Lopez devido a problemas de saúde. O baterista acabou por fazer cinco tours antes de ser anunciado como baterista definitivo do grupo, tendo participado nas sessões de gravação de todos os álbuns que editaram de «The Roundhouse Tapes» (2007) ao recente «In Cauda Venenum», assim como em todas as digressões que fizeram desde então.
Originalmente anunciado para o dia 25 de Outubro de 2021, o regresso dos OPETH ao nosso país foi adiado para 2022 devido à pandemia do novo Coronavírus. A nova data em Portugal está agora apontada para o dia 26 de Novembro do próximo ano, na Sala Tejo da Altice Arena. Em comunicado, a banda explicou a decisão: “É com grande pesar que comunicamos que, devido à pandemia de COVID 19 ainda em curso, somos forçados a mudar as datas da digressão European Evolution XXX, agendada para Outubro deste ano. Os espectáculos foram transferidos para Novembro de 2022, o que nos permitirá adicionar mais algumas datas à tour. Mantenham-se atentos! E não se esqueçam de escolher as vossas canções preferidas para o alinnhamento do concerto em www.opeth.com! A votação não estará aberta por muito mais tempo.” Os bilhetes já adquiridos para o espectáculo mantêm-se válidos para a nova data.