OESTE UNDERGROUND FEST III: Malveira recebe festival solidário no início de Novembro [preview]

É já no próximo dia 3 de Novembro que decorrerá no Pavilhão Multiusos da Malveira a terceira edição do festival OESTE UNDERGROUND, evento que tem crescido a olhos vistos desde a sua estreia em 2016. Apesar desse natural desenvolvimento, a premissa principal mantém-se intacta – trata-se de um evento de beneficência, destinado a auxiliar os Bombeiros Voluntários da Malveira. Portanto, enquanto estiverem em pleno headbanging com o muito peso que vai estar presente na Malveira, saberão que os vossos pescoços estão a sofrer também por uma causa nobre. Só isso já é razão de sobra para não perder este festival invulgar, mas para saberem exactamente ao que vão, damo-vos agora a conhecer um bocadinho melhor as onze bandas que compõem o cartaz final.

SERRABULHO
Já dispensam apresentações, tendo levado nos últimos anos a sua festa disparatada a salas grandes e pequenas um pouco por todo o país – incluindo no próprio Oeste Underground, cuja primeira edição já contou com a sua presença. Tanto podem montar uma esplanada em palco como bombardear-vos com imprevisíveis objectos insufláveis – a única coisa que está garantida no meio disto tudo é mesmo o grind imparável que debitam.

REPULSIVE VISION
Britânicos, originários de Cumbria, são a banda estrangeira mais proeminente no cartaz das três que estarão presentes na Malveira, e certamente mostrarão o porquê quando nos submeterem ao peso do seu death metal brutal. Apesar de jovens, carregam o espírito old school do estilo, e o título do seu álbum de estreia, editado em 2017, diz quase tudo: «Look Past The Gore And See The Art».

PRAYERS OF SANITY
Os thrashers algarvios também já não precisam de grandes introduções – tendo regressado triunfantemente com «Face Of The Unknown» no ano passado, depois de um período de aparente hiato, retomaram com naturalidade o percurso de sucesso iniciado em 2007 que já lhes valeu uma aparição no Wacken.

ANALEPSY
O reconhecimento dado a estes jovens de grande maturidade é praticamente unânime – gozando de crescente reputação tanto dentro como fora de portas, já têm um estatuto invulgar para uma banda só com um álbum de longa-duração editado («Atrocities From Beyond», de 2017), e tocando um estilo muitas vezes impenetrável como é o slam/death metal ultra brutal. Ao vivo, são uma máquina de guerra notável, e na Malveira teremos mais uma oportunidade de o comprovar.

RENCOR
Prevemos muito movimento e muitos corpos a voar durante a actuação destes nuestros hermanos. Oriundos de El Ejido, praticam um grind selvagem, a roçar o powerviolence, e com extremidade suficiente para se imiscuir com toda a naturalidade na toada prevalecente de death metal do festival.

GAEREA
«Unsettling Whispers», o disco de estreia dos Gaerea, é um dos grandes álbuns nacionais de 2018, e o burburinho que tem gerado também se apoia em grande parte nas aparições ao vivo destes tenebrosos mascarados. Únicos representantes do black metal no festival, vão certamente fazer nuvens negras abaterem-se sobre a Malveira.

WARHAMMER
Não confundir com os germânicos do mesmo nome que já nos visitaram algumas vezes, estes Warhammer vêm da Grécia, da capital Atenas, e são thrashers até ao osso. «Mass Burial» e «At The Threshold Of Eternity» são os dois trabalhos que já editaram até agora, e são um valor seguro para descobrir. De realçar que, bem dentro do espírito do Oeste Underground, o vocalista Hercules Giotis foi voluntário no auxílio aos bombeiros gregos durante os trágicos incêndios que assolaram aquele país no passado mês de Julho.

HOURSWILL
Mais uma banda com um álbum marcante editado em 2017, os lisboetas Hourswill têm capitalizado e bem na qualidade de «Harm Full Embrace» desde o seu lançamento, tendo-se tornado num nome já habitual nos palcos nacionais. Praticam uma estirpe de metal dificilmente classificável, com requintes melódicos e progressivos, e um peso que cresce substancialmente em palco.

UNDERSAVE
O death metal é sem dúvida o género-rei desta edição do Oeste Underground, e os Undersave são mais um exemplo de como é também um estilo em plena efervescência na cena nacional. «Sadistic Iterations… Tales Of Mental Rearrangement», editado em Março deste ano, constituirá sem dúvida a base principal para uma descarga sem piedade destes lisboetas.

FEAR THE LORD
Directamente do Seixal, os Fear The Lord vêm dar a conhecer o seu hardcore enérgico e de alto impacto, que já no EP de 2016, «Crownbreaker», começou a ganhar alguma atenção. Excelente oportunidade para o público da Malveira se começar a mexer a sério num dia que se prevê muito longo!

OPPIDUM MORTUUM
Oriundo de uma localidade absolutamente única, Óbidos, terão a responsabilidade de abrir hostilidades, e certamente o irão fazer de forma lenta, mas opressiva, esmagando logo qualquer raio de luz que se faça sentir no início de festa. O seu doom/death soturno está diametralmente oposto à festarola que os Serrabulho vão providenciar no fecho do evento, mostrando assim o alcance e a diversidade do cartaz do Oeste Underground.