OCEANO

OCEANO: Adam Warren anuncia a sua saída após uma controvérsia com outras bandas acusadas de má conduta

A saída de Warren marca o fim de um capítulo para os OCEANO, mas também destaca as divisões dentro da cena metal em torno da responsabilidade moral e da integridade artística.

Adam Warren, vocalista dos OCEANO, anunciou a sua saída do grupo de deathcore após uma polémica gerada pela inclusão da banda na próxima America’s Rejects Tour. A digressão, prevista para 2025, incluía também os ATTILA, DEALER e NATHAN JAMES, cuja participação acabou por levantar críticas devido a alegações passadas de má conduta sexual e abusos associadas a membros de algumas destas bandas.

O anúncio dos OCEANO como parte do cartaz gerou falatório entre fãs e músicos da comunidade metal, com críticas a apontarem para uma alegada indiferença ética por parte dos envolvidos. Entre as vozes mais duras, John Arnold, dos ALPHA WOLF, chamou-lhe “a digressão dos abusadores e violadores”. Ryan O’Leary, dos FIT FOR A KING, juntou-se às críticas, com comentários sarcásticos que reforçaram o tom de indignação generalizada.

Perante a polémica, o vocalista e timoneiro dos OCEANO defendeu-se publicamente na sua conta do X (também conhecido como “o antigo Twitter“), afirmando desconhecer o historial das bandas com quem ia partilhar o palco. “Nunca estive ligado a qualquer má conduta, nem sabia da profundidade das acusações contra os Attila ou os Dealer. A decisão foi tomada numa tentativa de fazer os Oceano avançarem e não para apoiar qualquer comportamento condenável”, afirmou.

Após a pressão crescente, os OCEANO anunciaram então a sua retirada da digressão e, mais tarde, Adam Warren surpreendeu muito boa gente ao anunciar a sua saída definitiva da banda. O músico explicou que a decisão não surgiu apenas como uma resposta à controvérsia, mas também como resultado de um longo descontentamento relativamente à indústria e à própria “cena”. “O ambiente da cena metal está repleto de hipocrisia e culto de personalidade. Estou farto de estar rodeado por pessoas que perpetuam este comportamento tóxico”, declarou.

Adam Warren revelou que ainda que os concertos finais dos OCEANO vão acontecer em 2025 e que, de agora em diante, pretende focar-se na sua carreira a solo sob o nome Adam On Earth. “Quero voltar às raízes, escrever música de forma independente e tocar com amigos no circuito local. É isso que me motiva agora.” Formados em 2006 em Chicago, no Illinois, os OCEANO tornaram-se rapidamente um dos grupos mais proeminentes do deathcore. A estreia «Depths», de 2009, foi aclamada e os discos seguintes, como «Contagion» e «Ascendants» consolidaram a sua posição.