Ontem, o mundo da música foi abalado pela morte de Eddie Van Halen. O lendário guitarrista e co-fundador dos incontornáveis VAN HALEN faleceu aos 65 anos, após travar uma longa batalha contra um cancro na garganta. e desde que o seu filho Wolf colocou no seu Facebook um comentário a assinalar a morte do pai, as redes sociais foram inundadas por comentários, fotos e declarações de pesar a propósito da partida de um dos mais lendários músicos de todos os tempos.
Gene Simmons, dos KISS, que desde cedo apostou na banda de Eddie, foi dos primeiros a reagir. “O meu coração está partido”, afirmou, “O Eddie não era apenas um deus da guitarra, mas genuinamente uma bonita alma”. Paul Stanley refere-se a ter visto o grupo em 1976, pela primeira vez.
Flea, dos RED HOT CHILI PEPPERS, sublinha que Eddie era um “rapaz de LA” e “um inovador ousado”, desejando que algures o músico faça “uma jam” com Jimi Hendrix que “ecoe livremente pelo cosmos”, concluindo que “uma parte vibrante da música largou o planeta”.
Outros optaram por colocar fotos do músico ou tiradas com ele, sendo mais emotiva a imagem dos irmãos Abbot e o próprio Eddie, disponível na página dos PANTERA. Os dois irmãos eram grandes fãs do músico e o guitarrista esteve mesmo presente no funeral de Dimebag, tendo este levado no caixão uma das primeiras guitarras de Eddie.
Mike Portnoy, apelida-o de “King Edward” e refere que poucos músicos foram capazes de mudar o estilo de um instrumento, sendo que Eddie foi um deles. Já Angus Young, dos AC/DC, optou por um comunicado em que classifica o estilo do guitarrista como mágico e “uma prenda para o mundo da música”. Jeff Waters, dos ANNIHILATOR, revelou “Não ter ideia do quanto isto me iria afectar”, declarando-se “devastado”.
O guitarrista Bruce Kullick, que tem estado bastante activo nas redes sociais, desde a morte do seu irmão Bob, e de quem tem partilhado memórias, afirmou ser um dos seus “heróis da guitarra” e que, “apesar de o ter encontrado diversas vezes”, na fase em que integrava os KISS, só em 2009, num NAMM conseguiu tirar “uma boa foto com ele”.
Na sua conta oficial do Facebook, os METALLICA publicaram uma foto das duas bandas juntas e refere que o grupo considera Eddie “uma inspiração, um ídolo, e depois de passar o Verão juntos, na estrada, em 88, um amigo”.
Ozzy Osbourne considerou-o “um dos tipos mais simpáticos com que alguma vez trabalhei, partilhamos muitas gargalhadas juntos”. O antigo vocalista de Black Sabbath prossegue referindo que “a sua influência na música e, especialmente, na guitarra foram enormes”, concluindo que “era uma lenda em absoluto”. Tony Iommi, por outro lado, declarou-se “Devastado em ouvir as notícias da morte do meu querido amigo”.
Entre a comunidade nacional, são inúmeros os músicos que têm reagido, colocando fotos de Eddie nas suas redes sociais, fazendo pequenos comentários ou explicando como o músico norte-americano era uma das suas referências. Mesmo artistas cuja especialidade não é a guitarra, como é o caso Mike Gaspar, ex-MOONSPELL. O baterista refere que “Tendo crescido nos Estados Unidos, enquanto miúdo, os Van Halen eram a minha banda favorita”. O baterista continua, referindo que “escutava todos os seus solos, inúmeras vezes”. Já o guitarrista Paulo Barros, um dos primeiros a usar a técnica de tapping em Portugal, depois de uma curta frase, optou por deixar apenas uma fotografia da sua guitarra, modelo Van Halen.