O fenómeno Branca Studio [entrevista]

Ao fazer o brainstorming sobre quem seria o artista a desenvolver a(s) capa(s) da LOUD! #208, poucos nomes faziam tanto sentido quando o de Branca Studio, o estúdio de design gráfico sediado em Barcelona conhecido pelo seu merchandise doomesco e adoração aos Black Sabbath. Para Pol Abran Cantador, o designer por detrás do estúdio, os Black Sabbath – e consequentemente o Ozzy Osbourne – são o pilar fundamental do seu desenvolvimento enquanto artista e fã de música pesada.

O meu tio trouxe-me o «Live At Last» de uma viagem a Londres, quando eu tinha quinze ou dezasseis anos,” relembra o designer que viu o seu trabalho tornar-se quase viral (dentro dos limites da música extrema) com a sua t-shirtYou can only trust yourself and the first six Black Sabbath albums”. “O Instagram ajudou-nos imenso na altura. Agora com o novo algoritmo já não sabemos usá-lo,” lamenta.

Tudo começou em 2010, como hobby e ainda em nome próprio, com posters e pequenos artworks. Encontrava-se a estudar na edRa – Escola de d’Art i Disseny de Rubí, a última passagem do seu percurso académico ligado ao design gráfico: “Nunca tive paciência para tornar-me um bom ilustrador. Quando descobri a colagem digital foi uma libertação, finalmente podia dar forma ao que não conseguia desenhar.

O nome Branca Studio surgiu em 2012, quando terminou os estudos: “É uma mistura dos meus apelidos (Pol Abran Cantador) e significa ramo em catalão. Sei o significado de branca em português e muita gente portuguesa e brasileira pergunta-me se é por causa do duplo significado com cocaína… desculpem, mas não! [risos]

Foi só em 2015, depois de ser despedido do seu emprego full-time, que decidiu arriscar viver do Branca Studio a 100%. Os seus primeiros trabalhos internacionais foram para bandas como os Hypnos, Spiders, Take Over And Destroy e Youngblood Supercult, mas quando questionado sobre o seu trabalho favorito, não hesita: “O poster de Pentagram é ainda o projecto pelo qual nutro mais carinho.

Então e Iron Maiden? “Adoramos Iron Maiden e a NWOBHM. Comecei a descobrir mais sobre o género através das covers que os Metallica fizeram dos Diamond Head.” Para Pol, as printed arts terão sempre espaço no heavy metal: “LPs, t-shirts, posters e revistas nunca vão desaparecer. Somos fanáticos, precisamos de objectos de adoração que digam HEAVY METAL IS THE LAW para o resto do mundo!

Links:
Site Oficial
Loja Bigcartel