O cantor, compositor e produtor canadiano DEVIN TOWNSEND foi recentemente entrevistado pela Rob’s School Of Music. Podes assistir à conversa, na íntegra, em cima. Acerca de que conselho daria a músicos mais jovens ou mais inexperientes, Devin disse: “É preciso que consigas aprender a fracassar com eficiência. As pessoas que eu conheço e que são improvisadores fantásticos, não temem tocar uma nota errada. E aqueles que têm medo de fazer jams são geralmente aqueles que têm muito sucesso — na minha experiência, pelo menos. Para explicar melhor, é quase como se eles nunca tivessem a oportunidade de fazer algo errado ao ponto das pessoas pensaram que são uns idiotas.”
“Eu tenho uma canção chamada «Kingdom», que toco há anos e não é a mais difícil que tenho para cantar, mas é complicada porque o registo é alto e com muito vibrato“, continua o músico. “Pois bem, há uns anos lembro-me que fizemos um festival em França — com, tipo, umas 80 mil pessoas — e a única música que eles escolheram para postar online foi uma versão horrível da «Kingdom». A minha interpretação era uma cagada. […] Lembro-me de, na altura, ter ficado a pensar que não podia viver com isso, que ninguém nunca me iria dar uma oportunidade como essa outra vez, porque tinha corrido mesmo muito mal. Mas isso acaba por tornar-se uma armadilha estranha também. Acostumamo-nos tanto a residir na nossa insegurança que, na ausência disso, é como se nossa identidade não existisse“.
Devin conclui: “Se aprenderes a viver com isso, se fizeres cagadas e conseguires seguir em frente, há um grande crescimento que vem disso — enorme mesmo. Na verdade, muitas das pessoas com quem continuo a trabalhar são aquelas que estragaram tudo colossalmente, mas tiveram capacidade de continuar em frente. Reconheceram que cometeram um erro, e pediram desculpas por isso ou descobriram uma maneira de não acontecer novamente. E continuem sempre a tentar — tentem novamente. Não há ninguém que tenha atingido algum nível de sucesso que não não tenha feito isso.” O músico canadiano terminou recentemente o trabalho num novo álbum, intitulado «The Puzzle», para um lançamento no início de 2021.