O Bandcamp deixou muitos artistas independentes felizes durante o ano passado ao angariar cerca de 40 milhões de dólares para músicos com a campanha mensal Bandcamp Fridays. Em 2021, a plataforma vai manter esse ímpeto e anunciou uma nova iniciativa que é possivelmente ainda mais atraente: pretendem imprimir discos de vinil para 10.000 artistas. Em 2019, a empresa lançou discretamente o programa piloto para um serviço interno de prensagem de vinil e, de acordo com um anúncio no seu site, produziu e despachou 13.000 unidades de vinil para 50 artistas diferentes. Em 2021, a estrutura sedeada em Oakland, na Califórnia, Estados Unidos, está ambiciosamente a convidar 200 vezes essa quantidade de músicos para participar do programa.
Dado que actualmente há apenas um pequeno punhado de fábricas de discos de vinil para todo o mundo, mesmo que o Bandcamp começasse apenas uma unidade de prensagem adicional, isso já seria ótimo por si só. No entanto, neste caso trata-se de muito mais que isso. A empresa não vai apenas fabricar os discos, mas também enviá-los, tratar dos direitos digitais e garantir o atendimento ao cliente, enquanto permite ao artista escolher o seu próprio design e definir o preço do produto final, como qualquer outro produto actualmente vendido através do seu site.
O melhor de tudo isto, no entanto, é que a plataforma Bandcamp não vai pedir aos seus artistas para financiarem antecipadamente estes discos. Em vez disso, os LPs serão financiados pelos fãs que os encomendam, o que acaba por retirar uma enorme carga financeira dos ombros do artista, já que os preços para a fabricação de lotes de vinil normalmente começam em torno da marca dos 2.000 euros (pelo menos). Através deste programa, o Bandcamp transforma-se no fabricante, distribuidor e equipa de logística, actuando essencialmente como uma editora, mas sem se apropriar dos próprios discos.
Como noticiado anteriormente, as vendas globais de vinil atingiram máximos históricos em 2020, e os fãs de música compraram uns incríveis dois milhões de LPs apenas no Bandcamp. No entanto, de acordo com os dados libertados da empresa, apenas 12% dos álbuns disponíveis para download no Bandcamp têm opção de ser adquiridos vinil, por isso o serviço foi criado com o intuito de ajudar os artistas independentes a colherem ainda mais benefícios deste mercado potencialmente lucrativo. E, aparentemente, não há truque nenhum aqui, isto é apenas uma óptima notícia para a indústria musical e para as bandas. O que, numa altura destas, é sempre bem-vindo.
After dozens of successful pilot campaigns and thousands of records shipped, we’re now opening our vinyl pressing service to the wider Bandcamp community. Details here:https://t.co/ZoAShpbJ5S
— bandcamp (@Bandcamp) January 14, 2021