No final do mês de Setembro, os NOFX anunciaram a edição daquele que presumivelmente será o seu último disco: «Double Album», o sucessor do apropriadamente intitulado «Single Album», que foi lançado em Fevereiro último, chega a 2 de Dezembro através da Fat Wreck Chords. Entretanto, na sequência de «Darby Crashing Your Party», os mais curiosos já podem escutar um segundo single de avanço, «Punk Rock Cliché», no player em cima — e o tema tem, segundo Fat Mike, uma interessante história de fundo: foi escrito há vários anos, em parceria com Matt Skiba, e supostamente ia fazer parte do álbum «California», dos BLINK-182, quando Skiba era o frontman do trio punk pop. “Eles gravaram o álbum, gravaram a canção para o álbum, e a editora até lhes disse que devia ser o primeiro single”, revelou o baixista à Spin, explicando que, ao saberem que a canção tinha sido escrita por si, os BLINK-182 decidiram não a usar. “Fiquei muito aborrecido porque pensei que seria o meu primeiro êxito na rádio. Na altura não percebi bem a opção deles, mas um ou dois anos mais tarde gravei-a com os NOFX “, diz o músico.
Inspirado pela intenção de lançar o seu próprio análogo do «The White Album», Fat Mike, o baixista e vocalista dos NOFX, descreve o novo álbum como “muito agradável” e “muito provavelmente o lançamento mais divertido” de uma já longa carreira. O que, convenhamos, soa como uma forma perfeita de captar o espírito que sempre caracterizou os NOFX caso sigam o seu plano de separação previamente anunciado para o próximo ano. “Numa altura em que o mundo está a desmoronar é preciso rirmo-nos de tudo, e é preciso termos uma boa atitude para não levar as coisas demasiado a sério“, diz Mike num comunicado de imprensa. “Isso foi o que sempre tentei fazer. Faço com que as pessoas riam todos os dias. Normalmente faço-o de uma forma auto-depreciativa, mas é assim que passo pela vida: divirto-me o mais que posso. É isso que a vida deve ser — uma tentativa de tentar encontrar toda a felicidade que se possa. E a espalhar essa felicidade. Que é o que eu sinto que é suposto ser o meu trabalho na vida — espalhar alegria“. Podes ver a capa e o alinhamento completo de «Double Album» em baixo.
Recorde-se que, recentemente, Fat Mike anunciou que os NOFX se vão separar em 2023. Nos comentários de uma publicação na sua conta oficial no Instagram datada de 31 de Agosto, o músico disse que “o próximo ano será o último” para a lendária banda de punk rock. Embora os NOFX ainda não tenham divulgado um anúncio oficial de separação, Mike (nascido Michael Burkett) sentiu-se suficientemente confiante nos seus planos para, essencialmente, revelar a notícia aos fãs sem pré-aviso. Num post não relacionado com a alegada separação, um dos seus seguidores questionou o facto dos músicos não ter ido vezes suficientes ao Canadá em digressão, e o músico respondeu: “Na verdade, nós adoramos o Canadá, mas o próximo ano será o nosso último ano. Vamos anunciar os nossos concertos finais em breve. Tem sido uma corrida fantástica“. A partir do momento em que os fãs foram informados nas notícias, começaram a surgir outras questões e um utilizador perguntou se os NOFX ainda tocariam em Los Angeles antes de se separarem. A esse comentário, Mike respondeu: “Los Angeles vai ser o último lugar onde tocaremos. Foi onde começámos, vai ser onde vamos acabar“. Os NOFX, uma das lendárias bandas saídas a cena punk hardcore, deram os primeiros passos em 1983, pelo que a sua iminente separação coincidirá com o 40º aniversário do grupo.
01. Darby Crashing Your Party
02. My Favorite Enemy
03. Don’t Count On Me
04. Johanna Constant Teen
05. Punk Rock Cliché
06. Fuck Day Six
07. Is It Too Soon If Time Is Relative?
08. Alcopollack
09. Three Against Me
10. Gone With The Heroined