NIRVANA

NIRVANA: Disponibilizada a “versão 2023” de «Dumb» [vídeo-clip]

Aqui está mais um dos temas incluídos na versão expandida de «In Utero», o terceiro álbum dos NIRVANA, que vai ser reeditado no final deste mês.

Dizer que o «In Utero», terceiro e último álbum de estúdio dos NIRVANA, foi um dos lançamentos mais impactantes da era moderna, seria um eufemismo. Lançada originalmente ao mundo a 13 de Setembro de 1993, a crueza sonora sem adornos contida no disco foi recebida por críticos e fãs com medidas iguais de choque e euforia, enquanto a gravação de Steve Albini tratou de expor todas as nuances primordiais do material mais conflituoso, porém vulnerável, de Kurt Cobain, Krist Novoselic e Dave Grohl.

Com o seu antecessor de 1991, «Nevermind», a ter vendido cerca de 30 milhões de cópias e a causar um choque cultural pop sísmico, o «In Utero» foi essencialmente o primeiro disco que os NIRVANA criaram sob a expectativa do público. Assim, desde as melodias quase confusas do tema de abertura «Serve The Servants» até aos acordes agridoces da final «All Apologies», o «In Utero» foi o som da força musical mais incrível, porém conflituosa, da época, no auge das suas forças, chegando a um acordo como porta-voz geracional que nunca imaginaram ser – e, finalmente, superando essas lutas para fazer o disco que precisavam de fazer.

Em 2023, esse álbum clássico vai ser alvo de uma muitíssimo aguardada edição expandida e, para saciar a curiosidade dos fãs, foi disponibilizado um visualizador de contornos quase psicadélicos para uma versão recentemente remasterizada do tema «Dumb», que faz parte do alinhamento dessa gigantesca reedição de 30º aniversário do «In Utero». O clip, que pode ser visto no player ali em baixo, foi realizado e criado por RuffMercy a partir de um filme Super-8mm pintado à mão.

Como noticiado anteriormente, o 30.º aniversário do último álbum dos NIRVANA vai ser celebrado com reedições em vários formatos, que chegam aos escaparates e às plataformas de streaming já no dia 27 de Outubro. Os formatos incluem uma caixa Super Deluxe de oito LPs de edição limitada, uma caixa Super Deluxe de 5 CDs, 1 LP + 10”, dois CDs de edição Deluxe e uma edição digital Super Deluxe.

Os três lançamentos da Super Deluxe Edition compreendem 72 faixas, sendo 53 delas inéditas. Entre esse o material, estão incluídos dois concertos completos da era «In Utero»; a saber, «Live In Los Angeles» (de 1993) e o último concerto da banda em Seattle, «Live In Seattle» (de 1994), além de seis faixas bónus gravadas ao vivo em Roma, Springfield e Nova Iorque. O produtor Jack Endino, que dirigiu a gravação do álbum de estreia dos NIRVANA em 1988, reconstruiu as faixas ao vivo a partir das gravações analógicas para a reedição deste ano.

Entretanto, recorde-se que, há umas semanas, a editora da banda já tinha partilhado gravações inéditas dos temas «Pennyroyal Tea» e «Scentless Apprentice», captadas ao vivo nos espectáculos que deram em Los Angeles, a 20 de Dezembro de 1993, e em Seattle, a 7 de Janeiro de 1994, respectivamente. Claro que as duas canções fazem parte também desta edição expandida, que conta com um total de 53 gravações inéditas.

Além do todo o material extra, as doze canções originais de «In Utero», mais cinco temas bónus e lados B, foram também recentemente remasterizados por Bob Weston dos Chicago Mastering Services – que ajudou Steve Albini como o único outro engenheiro de som durante as sessões originais – a partir das gravações analógicas originais .

As caixas físicas da Super Deluxe Edition também incluem um painel frontal removível de acrílico; um livro de capa dura de 48 páginas com fotos inéditas; uma fanzine de 20 páginas; uma litografia do póster da tour; três folhetos de concertos; réplicas bilhetes dos concertos de Los Angeles e Seattle; quatro passes para os bastidores: imprensa, foto, pós-concerto e equipa local, entre outras surpresas.