Há mais de três décadas, os NIRVANA ficaram parvos com o que algumas bandas cobravam por concerto. Agora, imaginem se fosse hoje em dia.
Conseguem imaginar quanto custaria o bilhete para ir ver um concerto dos NIRVANA em 2023? Bom, depende. Se Kurt Cobain ainda andasse por cá e a banda ainda existisse, até pode ser que não fosse assim tanto quanto imaginamos, isto se a mentalidade que tinham em 1993 se tivesse mantido. Numa entrevista em vídeo feita nesse ano que foi recentemente recuperada, os três músicos dos NIRVANA, Cobain, Krist Novoselic e Dave Grohl, mostram-se geralmente chocados com os valores que lhes vão sendo revelados sobre os preços cobrados por outros seus contemporâneos.
Como podem ver no vídeo aqui nesta página, a expressão angustiada de Cobain quando o entrevistador lhe revela que há artistas a cobrar entre $50 e $75 por um bilhete é impagável. A certa altura, chegam mesmo a confirmar com o seu manager quanto é que os bilhetes para os seus concertos estavam a custar, e somos informados de que andavam entre os $17 e os $18, o que chega a parecer irrisório para aquela que era a banda mais popular do mundo na altura.
Apesar disso, Grohl também atira a certa altura que os Fugazi iam tocar nessa noite por $5. Dada a escalada global de preços de bilhetes de concertos nos últimos anos, é interessante ver como uma banda no topo do mundo, como os NIRVANA eram na altura, não parecia interessada em explorar ao máximo o seu público nesse aspecto, apesar de esgotar arenas com regularidade. Vale a pena ver, ou rever, e pensar nisso.