Os Armada vêm de São Paulo e nasceram das cinzas da mítica banda Blind Pigs. Vêm agora compilados em CD, pela Back To Front Records, os seus primeiros trabalhos: o álbum «Bandeira Negra» de 2018 e o E.P. «Ditadura Assassina» de 2019 que dá também nome a esta compilação. Streetpunk melódico, com os rasgos dos Rancid e a classe dos Social Distortion. Uma excelente oportunidade de ficar a par do que melhor se vai fazendo pelo Brasil.
Da Alemanha, os Skinsects chegam com o LP «Euer Wille!» através da Subculture For Life. Trata-se também este registo de uma compilação, neste caso das duas primeiras cassetes, há muito esgotadas, agora reeditadas em formato de vinil. Punk/oi! cantado na língua nativa, com refrões fortes e guitarras aguerridas.
«Stanley Boulevard» é o quarto longa-duração dos holandeses The Young Ones, uma das grandes referências streetpunk dos Países Baixos. Nove novos originais ao que juntaram uma versão de «Last Years Youth» dos Menace, numa co-edição caprichada da Contra Records e Longshot Music. Talvez o disco mais agressivo da banda, que se desmarcou um pouco da melodia que por vezes os situava ao lado de nomes como Bouncing Souls, para um punk-rock a ferro e fogo com mais marcas de oi!
Quem também tem novo álbum são os míticos Komintern Sect. «Des Jours Plus Durs Que D’Autres» é o sexto longa duração dos franceses, um dos grupos pioneiros do punk/oi! Francês, autores de verdadeiros hinos nos anos 80. Os mais cépticos e saudosistas podem ficar descansados, que não irão ficar defraudados com este novo trabalho, editado pela Contra Records e pela Euthanasie. Dez canções com a garra antiga, uma produção moderna é verdade, mas com um feeling combativo de quem não esquece o verdadeiro som das ruas.
Passando para a leitura, começamos com uma publicação já conhecida desta coluna, a revista inglesa Down For Life, dedicada ao punk, hardcore e crossover. Excelente qualidade e artigos de enorme interesse, sendo que este número doze cobre nomes como Descendents, The Bronx, Quicksand, Angel Dust, Backfire!, One Step Closer ou Jello Biafra.
45.Revolutions é uma fanzine espanhola dedicada à cultura skinhead, onde além da música, principalmente centrada no reggae, ska e oi!, é dado um destaque a outros pontos de interesse desta cultura como o scooterismo. Neste número de estreia há espaço para uma longa pesquisa sobre livros, fanzines e filmes. E claro, são muitas as bandas visadas, com destaque para os Blitz, Doug & The Slugz, The Movement, The Sharpmans (entrevista muito interessante a Nitton que foi mentor dos Midgards Soner), Ethiopians ou Warrior Kids.