É oficial! Os NINE INCH NAILS vão mesmo voltar à estrada este ano. Agora, é cruzar os dedos e esperar que passem também por Portugal.
Os NINE INCH NAILS parecem estar a preparar o regresso aos palcos.. Após muitos rumores persistentes e indícios crescentes, tudo aponta para que a lendária banda liderada por Trent Reznor anuncie em breve a sua tão aguardada digressão mundial, apelidada Peel It Back World Tour. As especulações começaram em Dezembro de 2024, quando surgiram informações não confirmadas de que a banda planeava revelar as datas da digressão em Janeiro deste ano.
Ontem, segunda-feira, 13 de Janeiro, foram detectados os primeiros anúncios e a pré-venda de bilhetes online. Um exemplo disso é um concerto agendado para 10 de Setembro na Amalie Arena, em Tampa, na Florida, com bilhetes disponíveis a partir do próximo dia 17. Face a isto, os NINE INCH NAILS acabaram por emitir um breve comunicado em que confirmam que vão, de facto, fazer uma digressão este ano, mas explicam que optaram por adiar o anúncio devido à devastação causada pelos incêndios na Califórnia.
“Como começaram a surgir algumas datas e informações sobre a nossa digressão mundial online, queremos confirmar que sim, vamos estar em digressão e vamos revelar mais detalhes em breve“, escrevem os NINE INCH NAILS no X. “Estamos todos a assistir à devastação que se está a desenrolar na Califórnia e fizemos uma pausa no nosso anúncio enquanto as pessoas tentam lidar com tudo o que está a acontecer“.
https://x.com/nineinchnails/status/1879026616518803673/photo/1
Em entrevistas recentes, Trent Reznor e o seu colaborador de longa data, Atticus Ross, revelaram estar empenhados em criar novo material para os NINE INCH NAILS. Numa conversa com a GQ em Abril do ano passado, que Reznor deu as primeiras indicações de um possível regresso às origens do projecto.
“Estamos entediados”, começou por dizer o timoneiro do grupo. “Gostamos de fazer filmes, mas sabemos que podemos escrever um álbum melhor com os Nine Inch Nails. E podemos também fazer uma tour mais interessante. Então, porque não tentar? A ideia de levar aquilo em que somos bons e aplicá-lo a algo novo tem-nos desafiado. Ainda não estamos derrotados, e isso é excitante para nós.”
Este entusiasmo foi reiterado em Dezembro de 2024, numa entrevista ao The Hollywood Reporter, onde Reznor confirmou que a banda está “activamente a trabalhar em novo material” e pronta para regressar ao cenário musical. Como é fácil perceber, estas palavras reflectem um renovado entusiasmo por parte do músico, que não lança um álbum propriamente dito dos NINE INCH NAILS desde «Bad Witch», de 2018, o último capítulo da trilogia iniciada com «Not The Actual Events» e «Add Violence».
Mais recentemente, os fãs tiveram acesso ao lado mais ambiental da dupla com a edição de «Ghosts V: Together» e «Ghosts VI: Locusts», em 2020, dois disco que, embora aclamados, destoaram do formato tradicional da discografia da banda. Embora os detalhes do novo trabalho ainda sejam escassos, o tom das entrevistas recentes sugere uma abordagem renovada e uma possível fusão das lições aprendidas com as experiência de composição cinematográfica e o som visceral e introspectivo que definiu álbuns clássicos como «The Downward Spiral» e «Year Zero».