NINE INCH NAILS

NINE INCH NAILS: 30 anos depois, Trent Reznor reflecte sobre o clássico «The Downward Spiral»

“Passar muito tempo a olhar para trás parece-me perigoso, mas este dia no calendário chamou-me a atenção”, escreve Reznor, o estratega dos NINE INCH NAILS.

Trent Reznor, o líder e estratega dos NINE INCH NAILS, parou por breves instantes para reflectir sobre o clássico «The Downward Spiral», que acaba de completar 30 anos (o disco foi lançado no dia 8 de Março de 1994 – e sim, estamos todos a ficar velhos). Apesar de admitir que, habitualmente, não costuma parar para pensar no que ficou para trás, a lenda da música industrial recorreu às redes sociais para revelar que ouviu novamente o disco para descobrir o que o Trent de 28 anos tinha a dizer.

O veredicto do criador? “É um disco que ainda me entusiasma e me parte o coração”, afiança o Sr. Reznor. “Passar muito tempo a olhar para trás parece-me perigoso, mas este dia no calendário acabou por chamar-me a atenção”, pode ler-se a declaração completa do líder dos NINE INCH NAILS.

Será que já passou assim tanto tempo, velho amigo? Acabei de estar uma hora a ouvir essa cápsula do tempo do que eu, aos 28 anos, tinha a dizer, e é algo que ainda me emociona e que me parte o coração. Sejam gentis com vocês mesmos. Espero vê-los em breve“, conclui o músico norte-americano.

Aquela parte do “espero ver-vos em breve” é particularmente interessante, visto que, em Junho de 2023, Trent Reznor admitiu que não gostava muito de fazer digressões e que não tinha grande interesse em começar a trabalhar em qualquer material novo dos NINE INCH NAILS. “De momento não quero fazer nada”, disse ele. “Quero sentir-me bem e quero ter certeza de que a minha família está bem. E não vejo nada de mal nisso. Não quero ficar longe dos meus filhos“.

A verdade é não quero correr sequer o risco de perder parte da vida deles para continuar a fazer algo que já fiz. É óbvio que estou grato por poder fazê-lo e estou grato por vocês ainda estarem aí para me ver, mas é algo já fiz imensas vezes e preciso de uma pausa“, concluiu ele. Os álbuns mais recentes dos NINE INCH NAILS, «Ghosts V: Together» e «Ghosts VI: Locusts», foram editados simultaneamente em 2020.