O primeiro concerto dos NINE INCH NAILS nos Estados Unidos em três anos marcou o regresso de Freese e a estreia ao vivo do novo single «Alive As You Need Me to Be».
Na noite da passada quarta-feira, dia 6 de Agosto, os NINE INCH NAILS deram finalmente início à etapa norte-americana da sua Peel It Back World Tour com um espectáculo memorável na Oakland Arena, na Califórnia. Com um alinhamento de vinte temas, o concerto marcou não só o regresso do baterista Josh Freese à formação, mas também a estreia ao vivo de «Alive As You Need Me to Be», nova canção escrita para a banda-sonora do filme Tron: Ares.
A famosa banda liderada por Trent Reznor regressou assim aos palcos norte-americanos após três anos de ausência, sucedendo a uma etapa europeia e britânica que decorreu entre meados de Junho e Julho. Tal como aconteceu em alguns dos concertos deste lado do Atlântico, o concerto foi dividido entre um palco principal e um segundo palco, permitindo diferentes atmosferas ao longo da noite.
A grande novidade, no entanto, foi mesmo a presença do exímio Josh Freese, que substitui Ilan Rubin — o baterista que abandonou os NINE INCH NAILS após a rota pelo Velho Continente para se juntar aos Foo Fighters, que, ironicamente, dispensaram Josh Freese no início do ano. Esta actuação foi a primeira de Freese com a banda desde Dezembro de 2008, assinalando a sua segunda passagem pelo grupo.
O concerto abriu de forma intimista no palco secundário, com versões mais despidas e re imaginadas de «Right Where It Belongs», «Ruiner» e «Piggy». Depois, a energia subiu de forma abrupta quando Trent Reznor e os seus NINE INCH NAILS se deslocaram para o palco principal, desencadeando a sequência explosiva de «Wish» e «March Of The Pigs», dois clássicos que galvanizaram de imediato o público.
A meio do espectáculo, os NINE INCH NAILS voltaram ao palco mais pequeno, desta vez acompanhados pelo artista de abertura Boys Noize, para quatro temas, incluindo a aguardada estreia ao vivo de «Alive As You Need Me to Be». O tema fará parte da banda-sonora de Tron: Ares, assinada pelos próprios NIN. O encerramento do concerto foi marcado por uma sucessão de momentos de culto no palco principal: «The Perfect Drug» — com uma prestação particularmente inspirada de Freese —, seguida de «Closer», «Head Like A Hole» e, finalmente, a emotiva «Hurt», que deixou a Oakland Arena num silêncio reverente antes da ovação final.
O alinhamento percorreu várias fases da carreira dos NINE INCH NAILS, mas foi uma vez mais o álbum «The Downward Spiral», editado em 1994, que dominou a noite, com seis canções interpretadas, mais que qualquer outro registo, e nunca mais de duas faixas retiradas de cada um dos restantes álbuns. A Peel It Back World Tour prolonga-se até aos dias 18 e 19 de Setembro, com uma residência de duas noites no Kia Forum, em Los Angeles.
















