[Foto do header: Lais Pereira]
Depois do aclamado «Re-Un», de 2016, há muito que se esperava nova música dos NÉVOA. O colectivo de black metal atmosférico — ou seja lá aquilo que têm para entregar desta vez — que gira à volta do duo formado por João Freire e Nuno Craveiro, tem estado há já algum tempo a cozinhar este novo trabalho, tendo inclusivamente já sido alvo de um studio report numa edição prévia da LOUD!. Tendo-se apresentado em finais de 2019, no Maus Hábitos, no Porto, o facto é que desde a edição, apenas em formato digital, do single «Pale And Frail, He Stands», em 2017, nada mais se ouvido vindo do lado do grupo.
Intitulado «Towards Belief», o novo disco nasceu da improvisação entre guitarra e bateria, sem objectivos definidos e muito menos com a pretensão de serem inseridos neste ou naquele rótulo. A partir de um conjunto de seis músicas, o duo começou a trabalhar ideias, limar arestas, realçar pormenores. No saxofonista Julius Gabriel, com quem tocam ao vivo, encontraram uma nova força, patente em «Atonement». Depois, na companhia do trompetista norueguês Arve Henriksen, fizeram a hipnótica «Thrice I Breathe».
No entanto, tudo isto foram apenas peças de um mecanismo maior a que chmaram «Towards Belief», um disco composto por 41 minutos de música que transportam o ouvinte para outra dimensão. Em palco, ao duo fundador Freire/Craveiro, para lá de Julius Gabriel, vão juntar-se também Francisco Braga e Guilherme Correia. «Altering Mass» é o primeiro tema que o grupo torna público, podendo agora ser escutado em primeira mão, no player em baixo.