Há umas semanas, o mundo do metal underground foi apanhado de surpresa com o anúncio de que a vocalista Diva Satanica tinha abandonado as thrashers NERVOSA. Agora, num entrevista com o jornalista brasileiro Gastão Moreira, apresentador do Kazagastão, Prika Amaral, a guitarrista e mentora do grupo, falou sobre a mudança de formação e, em jeito de desabafo, pediu aos fãs de deixassem de a “massacrar na internet“. “Vi-me numa situação em que tive que remontar a banda inteira durante a pandemia“, começou por explicar. “Tive estabelecer uma relação com pessoas com que não tinha uma ligação. Eram todas meninas que tinham um mesmo sonho em comum, mas a verdade é que só quando vamos para a estrada é que descobrimos os nossos limites físicos e psicológicos. É aí que temos uma noção maior. Eu chamei essas meninas que nunca tinham tido experiências como essa, a nível profissional, com digressões mais extensas, por isso, para eles, era um mundo novo“. A guitarrista revelou também as razões que levaram ao abandono de Eleni Nota, que tem um problema de saúde que a impede fazer digressões mais extensas. “As Nervosa têm uma actividade muitíssimo intensa”, disse ela. “Trabalhamos 24 horas por dia, o que vocês vêem na Internet é só uma percentagem do que fazemos. A banda exige muito de nós. E a Eleni sabia disso, mas acabou por descobrindo esse problema de saúde. Estas mudanças não têm nada a ver com brigas“.
Segundo Prika, “a galera fala muita bosta na Internet sem saber necessariamente o que se passa nos bastidores” e comparou a situação das NERVOSA à de um emprego comum, onde alguém pode descobrir que quer trabalhar em outra coisa ou, pura e simplesmente, não está preparado para enfrentar os desafios que o ofício exige. Para terminar, e em jeito de desabafo, atirou: “a galera tem de parar de me massacrar na Internet, pelo amor de deus!“. De resto, estas mudanças não parecem ter afectado em muito os planos da banda, que está de momento a trabalhar com uma nova vocalista naquele que será o seu próximo álbum. “Estamos a trabalhar com essa nova vocalista para termos a certeza de tudo“, revelou Prika Amaral. “Vamos lançar um single novo em Março e, nessa altura, vão saber então quem é essa nova vocalista. O disco só será lançado no segundo semestre deste ano e segue a linha thrash/death, mas agora com duas guitarras é outra coisa. Abriram-se muitas possibilidades. Essa nova fase deixa-me bastante animada, estamos a agindo com mais calma e a reestruturar a banda, mas da forma que deve ser. Antes, precisei de contratar meninas pela internet, porque estávamos na pandemia. Agora, tive contacto pessoal. Conversei mais. Esperei mais tempo.”
Recorde-se que, depois de há umas semanas terem anunciado Helena Kotina como sendo a sua nova guitarrista, as NERVOSA oficializaram a saída da vocalista, Rocío Vázquez, mais conhecida como Diva Satanica, no passado dia 27 de Janeiro. De acordo com uma publicação nas redes sociais do grupo, a cantora tinha comunicado há uns meses que deixaria a banda liderada por Prika Amaral — mais concretamente, em Setembro de 2022. “As Nervosa foram informadas que a Diva iria deixar a banda, e desde então ela cumpriu com todas as actividades agendadas com muito profissionalismo e respeito“, podia ler-se na publicação do grupo, em que o motivo desta saída era justifica com o facto da cantora querer investir mais tempo em outros projetos e na sua banda, os espanhóis BLOODHUNTER. Entretanto, Rocío fez também uso da suas próprias redes sociais e, num post no Instagram, explicou os motivos que a levaram a tomar essa decisão e que se prendem com a incapacidade de chegarem a “um acordo em relação ao processo de tomada de decisões“.
“É sempre difícil fazer este tipo de posts, mas também é necessário“, começa por escrever a ex-voz das NERVOSA. “Vamos lá. Não faço parte das Nervosa desde o último mês de Novembro, portanto não faço parte do processo de composição e gravação do próximo álbum e, obviamente, não sou responsável por qualquer decisão que a banda tenha tomado durante os últimos meses. A única razão que me levou a esta situação foi a falta de um acordo entre ambas as partes em relação ao processo de tomada de decisões na banda. Nada mais, sem ressentimentos contra ninguém, apenas temos ideias diferentes. Este capítulo está fechado, mas gostaria de agradecer a todos os que me apoiaram durante esta aventura e também à Napalm Records por confiar em todos os novos membros da banda que ajudaram a remar na mesma direcção. Estou muito honrada em fazer parte do legado dessa banda que inspirou e empoderou muitas mulheres ao redor do mundo. Por último, mas não menos importante, é só para deixar bem claro que esta decisão não tem nada a ver com minha paixão por fazer música e digressões (mal posso esperar para voltar à estrada novamente!), e mantenho o meu compromisso com a minha banda, Bloodhunter (e todos os outros projectos e colaborações de que faço parte), que me apoiaram incondicionalmente durante os anos em que estive as Nervosa, e com quem já estamos a trabalhar num novo álbum e planos de tour para 2023“. Vázquez, que responde pelo nome artístico DIVA SATANICA, juntou-se às NERVOSA em 2020, gravou o LP «Perpetual Chaos» e, desde então, fez todos os concertos e digressões em que a banda esteve envolvida.