É um cartaz que junta as “formalmente” brasileiras NERVOSA, as suíças BURNING WITCHES, os suecos WARFECT e os indianos SYSTEMHOUSE3. Os concertos irão suceder-se no Porto e em Lisboa, nos dias 11 e 12 de Março, no Hard Club, e no RCA Club, respectivamente. A abertura de portas está prevista para as 18:30 e o início dos concertos às 19:00. No caso das NERVOSA, todos acompanharam a novela que levou ao quase final da banda, e à profunda remodelação que se seguiu com Prika Amaral a reunir na formação Diva Satanica, dos espanhóis BLOODHUNTER, a baixista Mia Wallace, recorrentemente na banda de ABBATH, e ainda a baterista Eleni Nota, dos LIGHTFOLD e MASK Of PROSPERO. Pois bem, a LOUD! teve um breve conversa com Diva Satanica a propósito desta tour que se estende por seis semanas e a vocalista disse-nos que as NERVOSA estão “super animadas por voltar à estrada, depois de termos tido oportunidade, no Verão, de tocar em alguns festivais”. Visto que a tour é encabeçada também pelas BURNING WITCHES, as bandas vão “trocar de posição no cartaz todas as noites, pois é uma forma de actuarmos debaixo das mesmas circunstâncias e não faz sentido ter um lugar diferente para cada”, explicou. “Estamos muito contentes por podermos finalmente fazer esta tour, e em particular com as nossas irmãs das Burning Witches, que são grandes amigas e uma banda fantástica. Ainda não conhecemos nenhum dos elementos de Warfect e System House 33, mas sabemos darem bons concertos e esforçarem-se ao vivo, por isso tem tudo para ser uma fantástica digressão”.
Curiosamente, as NERVOSA e as BURNING WITCHES não atraem exactamente o mesmo público, mas ambas têm “a mente aberta”, assegura a cantora espanhola. “Eu sou uma grande fã das Burning Witches desde o início e estes concertos podem perfeitamente fazer com que aconteça o mesmo com outras pessoas, que podem planear apenas vir por uma das bandas e descobrirem a outra e apreciarem — esse é o poder da música”. De qualquer forma, sendo que são duas bandas integralmente femininas, o facto de estarem a encabeçar uma digressão europeia é algo que há uns anos atrás seria algo inesperado. “Felizmente as coisas estão muito melhores actualmente e há muitas mais referências a mulheres na música, o que é sempre algo inspirador e encorajante para jovens raparigas que começam agora a experimentar tocar um instrumento”. A digressão ainda estará no início quando chegar a Portugal, mas “será dura para todos, pois serão muitos concertos e poucos dias de folga, algo como 35 concertos em 42 dias, mas estamos há tanto tempo à espera que nos preparámos durante meses. Tanto eu como a Mia temos rotinas de treino, porque estar em palco implica desgaste físico e é necessário estar em boa forma. Também temos praticado diferentes alinhamentos para melhorar as nossas capacidades, por isso estamos mais que prontas para voltar à estrada!”.
Entretanto, as NERVOSA e as BURNING WITCHES anunciaram que irão estar a receber donativos para a Voices Of Children Foundation, organização que ajuda as crianças ucranianas afectadas pela invasão russa. Numa declaração, os grupos informam que “durante a digressão iremos estar a recolher donativos para a voiceofchildren.ukraine, que ajuda as crianças vítimas da guerra. Eles fazem um bom trabalho e podem encontrar mais informações no website, podendo mesmo doar directamente. Na nossa banca de merch vão poder encontrar uma caixa em que podem deixar a soma que entenderem. Não interessa se for apenas uma pequena moeda, toda e qualquer contribuição é uma ajuda. Não há nenhuma razão honesta para justificar uma guerra.”