NERVOSA

NERVOSA: De regresso a Portugal em Agosto de 2025

Na bagagem, Prika Amaral e as suas NERVOSA trazem o seu mais recente registo de estúdio, intitulado «Jailbreak».

As brasileiras NERVOSA vão regressar a Portugal este ano, para um concerto único no Milagre Metaleiro Open Air 2025, que se realiza de 22 a 24 de Agosto em Pindelo dos Milagres, São Pedro do Sul. Formadas em 2010, as NERVOSA rapidamente conquistaram um lugar de destaque na cena mundial do thrash e do death metal, afirmando-se também como uma força intransigente no panorama feminino do som mais pesado.

Apesar das várias mudanças na formação ao longo dos anos, a guitarrista e vocalista Prika Amaral manteve-se como a única constante na banda, preservando a essência sonora que lhes granjeou uma base de fãs fiel e álbuns aclamados como «Victim of Yourself», de 2014 ou «Perpetual Chaos», de 2021. Já em Setembro de 2023, as thrashers lançaram o seu quinto álbum de longa-duração, «Jailbreak» via Napalm Records.

Este foi o primeiro disco da banda com a guitarrista e fundadora Prika Amaral na voz, e apresentou ao mundo a nova formação do grupo, que ficava completa com Helena Kotina na guitarra, Hel Pyre no baixo e Michaela Naydenova na bateria. “Estou muito feliz com o que fizemos“, disse Amaral sobre o LP aquando da sua edição.

Desta vez, tivemos oportunidade de arriscar mais e fazer algumas coisas diferentes. Com duas guitarras, as portas abriram-se para um novo mundo de possibilidades. Não sei se os fãs se lembram disto, mas, no início da nossa carreira, as NERVOSA tinham duas guitarristas e depois, apenas por questões logísticas, decidimos seguir caminho só com uma porque seria mais fácil viajarmos com uma pessoa a menos nas digressões.”

Agora temos uma estrutura maior que permitiu esse acréscimo, e estamos a curtir muito este momento da banda”, continuou ela. “O processo de composição deste disco foi o mais divertido em muito tempo e trouxe o máximo de musicalidade ao de cima, o que enriqueceu muito o resultado final.” Helena Kotina, por seu lado, acrescentou: “Acho que, tanto a nível musical como lírico, o «Jailbreak» é o disco mais revolucionário de todos os tempos das NERVOSA. Fazê-lo foi um processo muito desafiador, mas, ao mesmo tempo, muito construtivo. Fomos capazes de tratar de cada detalhe até obtermos o melhor resultado.

Além da presença das NERVOSA, o Milagre Metaleiro Open Air 2025 contará também com a participação dos norte-americanos SPIRIT ADRIFT, dos dinamarqueses MERCENARY e MANTICORA, dos gregos ROTTING CHRIST, que adiaram a sua presença para 2025, dos escoceses ALESTORM, e dos suecos HYPOCRISY, NECROPHOBIC, THYRFING e BLAZON STONE. A diversidade continua com os alemães BRAINSTORM, os finlandeses MORS PRINCIPIUM EST, os italianos VISION DIVINE, os espanhóis JOLLY JOKER, os galegos APHONNIC, os luxemburgueses PRAETOR, os BRONZE, que combinam elementos suecos e espanhóis, os indianos GIRISH AND THE CHRONICLES, e as bandas nacionais TARANTULA, GODIVA, REVOLUTION WITHIN e GODARK.

Recorde-se que, nestes últimos anos, o Milagre Metaleiro Open Air tem-se consolidado como um dos eventos mais relevantes no circuito ibérico de festivais de rock e metal. Localizado na pitoresca aldeia de Pindelo dos Milagres, o evento é conhecido pela organização dedicada, atmosfera acolhedora e cenário idílico, combinando música pesada com a autenticidade da ruralidade portuguesa. Mais informações e compra de bilhetes, visite o site oficial do evento.