NEGRO MAIS PROFUNDO #14

Começamos mais uma vez com a Signal Rex, como sempre em destaque, pois soube como aproveitar o lançamento de «Immortal Nature», o quarto longa-duração dos ARMNATT, para o disponibilizar em streaming, que estáa rodar aqui. Paralelamente, o selo forneceu também mais detalhes de «Inversados D’um Abismo De Podridão», o novo registo dos MONS VENERIS. Será já o quinto disco do projecto, com edição em CD, cassete e diferentes versões em vinil. Com os habituais atrasos na produção de LPs, os dois primeiros formatos irão aparecer já a 11 de Setembro, enquanto o vinil chegará mais tarde. Em «Inversados D’um Abismo De Podridão» pretende-se fazer uma sentida homenagem a velhos nomes do black metal, ou proto-black, nacional, como Black Cross, Filii Nigrantium Infernalium ou Summum Malum. Serão oito temas vociferados em português, dos quais «Satanás Impera» já se pode escutar aqui.

De volta está KRUZIFIX. Depois de «Apeling Darkness», de 2021, o projecto sintrense vê agora ser anunciado um split com a banda austríaca Unholy Obscurity. O trabalho será editado pela HalfBeast Records nos formatos de tape (limitada a apenas 50 unidades e vinil 10″ (limitado a 33 cópias), incluíndo dois temas de cada banda e cerca de 20 minutos de música no total. Também há notícias do lado da Helldprod. Para lá do festival Extreme Metal Attack que, a 30 de Setembro e 1 de Outubro, irá reunir no Metalpoint diversas bandas de black e thrash, há também novidades editoriais. Para já, 24 de Outubro marcará a edição da estreia de VETUS SANGUIS, projecto de um só músico, Perversus. Nesta sua primeira maqueta, intitulada «Sangue Velho», esperam-se referências sonoras a Carpathian Forest ou Satyricon primordial. Os temas são todos cantados em português, como se pode escutar em «O Fim Está Próximo». Nota ainda para uma split tape de ARKENSTONE com CELTIC DANCE. «Onslaught From the Past», assim se intitula, tem e3dição limitada e reúne uma faixa dos primeiros e duas faixa dos segundos, entre as quais se conta uma versão de «Breaking The Law», dos Judas Priest. A edição tem selo da Satanhades Productions.

Finalmente, nota para uma interessante reedição – ou melhor, uma compilação – em que se reúne obra passada. Trata-se de «Summon The Red Skies», dos nacionais BLOOD QUEST. Activos entre 1995 e 1999, os seis músicos participaram com «Black Lust» na mítica colectânea «Southern Assault Vol.1» e, além disso, editaram duas tapes, a faixa «Eudemoniah», em 1996, e a maqueta «The Spell Of The Ancient Flame», com quatro temas, também no mesmo ano. Um álbum, intitulado «Summon The Red Skies», foi gravado em 1998 e chegou a ter edição apontada, mas nunca foi terminado, uma vez que a banda se desintegrou entretanto. Mais de vinte anos depois, surge então «Summon The Red Skies» que, para lá dos temas previstos para integrar o referido álbum, alguns deles já constando das maquetas, integra ainda três temas ao vivo. As gravações ao vivo resultam do primeiro concerto da banda, ainda em 1995. O disco pode ser adquirido através do Facebook da banda, ou em locais especializados como a Bunker Store, no Porto. Mais bandas efectuassem este tipo de colheita de temas e tudo estaria mais facilitado para os completistas e apreciadores do metal nacional.