NEGRO MAIS PROFUNDO #13

Revendo situações no plano editorial, a Signal Rex anunciou vários nomes nacionais a editar nos próximos meses – os ARMNATT são um desses casos. Com «Immortal Nature» anunciado para 26 de Agosto, foi referido há semanas ter sido divulgada uma primeira faixa de avanço, de nome «Black Flame». Pois bem, agora há um novo tema extraído do quarto álbum da banda para ouvir. Intitula-se «Wilderness Domain» e o disco estará disponível em CD, vinil e cassete. A mesma editora anunciou também novos registos dos DEGREDO, «A Noite dos Tempos», e MONS VENERIS, «Inversados d’Um Abismo de Podridão». Entretanto, a 15 de Julho surgiu também um split com WAMPYRIC RITES e WAMPIRVS SINISTRVS. Se os primeiros são equatorianos, já os segundos são portugueses, daí a menção nesta coluna. São três temas para cada banda, em formato CD. Anteriormente, os portugueses tinham editado apenas um EP, «Blood Of The Vampyre», datado de 2020. Os novos temas estão disponíveis no canal de Youtube da editora.

Entrevistados há algumas semanas neste espaço, os MÁNI têm um novo vídeo, desta feira é para «Trú». Entretanto, a curiosidade sobre os ANZV adensa-se e o grupo muito tem colaborado para isso. Com o anúncio dos concertos de apresentação, levanta-se um pouco mais o véu sobre «Gallas», o álbum de estreia. Lembre-se que, no concerto do Porto, haverá dupla estreia, uma vez que os LAW OF CONTAGION também vão actuar. Por uma foto publicada nas redes sociais, a formação deste novo projecto parece incluir nomes de peso da cena extrema lusa. O cartaz portuense completa-se com os MORTE ICANDESCENTE, também presentes em Lisboa. Entretanto, colmatando os anúncios, surgiu «Inane», o primeiro single dos ANZV, que já podem escutar aqui.

No campo das edições em cassete, os barcelenses EFERMUS – que, em 2021, tinham editado «Nas Profundezas De Um Abismo», lançaram agora a split tape «En s’enfoncent dans le ténèbres / Stig Dagerman». Dividem o espaço com OIDHCHE. O título foi lançado pela distribuidora pela Enfermo Distro. Pode aceder-se a esta edição através do Bandcamp da mesma ou do seu blog. Há um novo título também para os portuenses LYTHANY. Após uma pausa, e regresso em 2017 com «Primeval Darkness», já é possível escutar de novo música deste projecto. Trata-se de «Lythany / Vrkolak», que, como o próprio nome indica, é um split com os bósnios VRKOLAK. São duas faixas para cada um dos grupos, num 12”, com selo de qualidade da Black Gangrene Productions. Os temas já podem ser escutados aqui.

Finalmente, ficamos com a interessante estreia dos ATRATE. Grupo formado pelo romeno L.F. e pelo português Sérgio Ramos. Se o primeiro toca todos os instrumentos, o segundo trata apenas das vozes. Aliás, Ramos é também vocalista em outros projectos, como são o caso dos COLD AND DECEASED, CORPSE SHADE, GODOFE KEIOS e MALEVOLENT DESIGN. «On The Verge Of What We Belong To», assim se chama o disco, existe apenas em formato digital. São seis temas, sete contando com a intro, que exploram uma abordagem avant-garde ao black metal. Caso seja editado em formato físico, fica a ganhar se levar uma masterização adequada, onde os graves da bateria ganhem relevo face aos pormenores da guitarra. Disco interessante.