Os vimaranenses NEEDLE conseguiram quase cinco mil visualizações com o single «The Absconder» e agora estão de volta com mais um tema, cujo vídeo estreia em exclusivo na LOUD!. «Warden» é o segundo tema revelado pela banda e “surge em continuidade a «Inner Voices», tema que fecha o nosso EP de estreia «Converge»”. Nesta nova faixa, “a voz interior, que ouvimos em “Inner Voices”, insurge-se contra a existência depressiva que a sufoca e explode de cólera, libertando-se”, resume-se assim o conceito, segundo o grupo. Entretanto, o álbum de estreia já tem título, «Fall», sendo composto por oito temas, nos quais se irão incluir os singles até agora lançados. A data prevista de edição está apontada para o final de 2021.
O projecto tem origem em Guimarães, nascendo em 2017. Soraia Silva, voz, Tiago Sousa e Luís Costa, guitarras, Kevin Mota, baixo, e Xavier Araújo na bateria são os membros, reunidos desde 2018. TESSERACT, OPETH e PORCUPINE TREE são referências de um som que se situa “algures entre o rock progressivo e o post-rock”, segundo Xavier Araújo. Em 2018, um concurso de bandas da Universidade do Minho, que vencem, leva a lançarem o single de estreia «Misty Path». O tema vem depois a integrar o EP «Converge», editado no primeiro trimestre de 2019. No novo single, a gravação está novamente a cargo de Tiago Sousa, no Blank Tapes Studio, sendo depois entregue a Daniel Cardoso, que terá a cargo a mistura e masterização, nos seus novos Öhme Studios, no Montijo.
«Warden» conta com a participação de Dan Vesca, Sötz, nos guturais, e Telmo Ribeiro no saxofone. O vídeo conta com a participação de Jéssica Ferreira na coreografia e dança, numa performance de dança contemporânea que alia o feeling cinemático com o scream agressivo do tema. A produção do vídeo foi idealizada pela banda em associação com a Coalblur — agência criativa, que integra Tiago Sousa, que juntamente com o João Martins e o Ricardo Pinto assumiram a filmagem. A Sara Gonçalves ficou responsável pela realização e pós-produção.