NEEDLE: «Castles» [estreia exclusiva]

É um concerto que já vem “com dois anos de atraso”, pois “a primeira data prevista foi o dia 2 de Maio de 2020, por ocasião do 10.º aniversário de um álbum dos Kandia”. Adiado depois para “21 de Fevereiro de 2021, e agora para 5 de Fevereiro de 2022”, o evento converteu-se no “concerto de lançamento do novo álbum deles”, segundo os NEEDLE. O projecto tem origem em Guimarães, nascendo em 2017. Soraia Silva, na voz, Tiago Sousa e Luís Costa, nas guitarras, Kevin Mota, no baixo, e Xavier Araújo, na bateria, são os membros, reunidos desde 2018. «The Absconder» foi o primeiro single a ser lançado de um álbum que está a ser gravado. “A gravação do novo álbum está a avançar a bom ritmo e é nela que estamos a concentrar boa parte do nosso trabalho”, explicam. “O processo de gravação e produção está a ser feito por nós, nomeadamente pelo Tiago Sousa, com tudo o que de bom e mau isso possa implicar. Por um lado, estamos completamente à vontade para gravar e regravar o número de takes que nos apetecer até chegarmos ao take perfeito, e na semana seguinte alterarmos porque surgiu uma ideia nova, ou porque, depois de termos descansado o ouvido e voltado a pegar no tema, as coisas não soam tão bem como idealizamos, por outro lado esta liberdade criativa leva-nos a constantes adiamentos da data de lançamento do álbum”. No fundo, este trabalho de estreia “está a ser muito escrutinado, a passar por muitos filtros de opinião, e não haverá temas ‘menores’, no sentido em que todas as músicas terão o mesmo grau de densidade criativa”, explicam.

Com a abertura dos espaços para música ao vivo, o grupo já teve a possibilidade de fazer algumas actuações após o lançamento do segundo single, «Warden». “Isso permitiu-nos receber bom feedback dos temas novos que apresentamos”, explicam. O álbum de estreia já tem título, «Fall», sendo composto por oito temas, nos quais se irão incluir os singles até agora lançados.Não temos contratos com editoras, o que nos dá margem para fazermos as coisas com tempo e à nossa maneira”, vão dizendo, pelo que “a data de lançamento e a deadline mental para fecharmos o álbum tem vindo a ser sucessivamente adiada”. Por altura dos dois singles, falava-se em 2021 como uma possível data de edição, e neste momento os músicos dizem ter como meta “fechar o álbum até meados de 2022”. Como baliza, têm o regresso a um festival que, em 2019, os ajudou a sairem do território natal e apresentarem-se a uma audiência nacional. “Seria muito bom conseguirmos apresentar o novo álbum no Comendatio 2022”, dizem.

Entretanto, a LOUD! apresenta, o novo single do colectivo, intitulado «Castles».Foi um dos temas que foram compostos aquando do primeiro confinamento a que pandemia nos remeteu”, contam. “O tema é uma viagem pelo processo de libertação de um estado psicótico, simbolizado como uma prisão física – os castelos – da qual a protagonista se quer desprender”, algo que encaixa perfeitamente nos conceitos prog em que o grupo se move e inspira. “É este conceito que dá o mote ao vídeo, onde podemos interpretar as alucinações da protagonista como consequência de uma possível overdose”, prosseguem. “Essas alucinações colocam a protagonista num cenário de sequestro, representativo do estado cativo em que ela se sente dentro da sua própria mente, é o confronto entre a alucinação do sequestro e a realidade que a leva a acordar do transe”. «Castles» é, portanto, mais um dos novos temas que os NEEDLE vão executar em palco no próximo sábado, quando abrirem para os KANDIA no Hard Club. Este tema, como outros podem ser encontrados no Bandcamp do grupo.