Cinco bandas emergentes competem por um lugar no NADA Fest, com os ENCHANTYA como convidados especiais.
No próximo dia 15 de Março, o RCA Club, em Lisboa, vai receber o evento Dá Tudo Pelo NADA – Extreme Battle 2025. Com a abertura de portas marcada para as 20:30, este concerto não é apenas uma mostra de música extrema, mas também uma competição, que dará oportunidade a uma banda emergente de tocar na edição deste ano do NADA Fest.
No topo do cartaz, como convidados especiais, estão os ENCHANTYA, conhecidos pela sua mistura única de metal sinfónico e atmosférico. Durante os últimos anos, a banda tem conquistado um lugar de grande destaque na cena nacional, combinando melodias envolventes com uma poderosa presença em palco. A concurso, e a acompanhar os cabeças de cartaz, sobem ao palco os AZZAYA, GNOSIS, MISSIGNO, THE RED CROW e THROUGH THE VOID.
Estas cinco bandas representam uma amostra bem diversificada do que o metal nacional tem para hoje para oferecer, abrangendo uma vasta gama de sonoridades, do death metal mais agressivo até ao metal progressivo e experimental. Os prémios para os vencedores são uma actuação no NADA Fest e gravação de um tema (ou vídeo-clip) profissional para o 1.º classificado; uma actuação na Recepção ao Campista, no dia 0 do NADA Fest, para o 2.º classificado; e um ensaio de duas horas, com uma sessão fotográfica no Northstream Live Studio, para o 3.º, 4.º e 5.º classificados.
Como noticiado anteriormente, este ano, Beja acolhe a 5.ª edição do NADA Fest entre os dias 20 e 22 de Junho de 2025. Promovido pela Associação Juvenil CulturMais, o evento decorrerá novamente no Pavilhão dos Sabores, situado no recinto da Ovibeja, sendo que este espaço será palco de três dias de celebração da música pesada, numa fusão perfeita entre tradição e modernidade, sob a sombra da lenda local da serpente monstruosa que confere à cidade um toque mítico.
Com a ambição de superar as edições anteriores, a organização já confirmou os primeiros nomes de um cartaz de peso: BENEDICTION, ARCHGOAT, ESOTERIC e EQUALEFT. Estas quatro bandas prometem oferecer ao público actuações memoráveis, representando diferentes estilos da música extrema, desde o death ao black metal, passando pelo doom, e culminando nas tendências mais contemporâneas.
Em grande destaque nesta primeira ronda de confirmações, os britânicos BENEDICTION vão regressar a Portugal para mostrar porque são uma das bandas mais influentes do death metal europeu. Com mais de três décadas de carreira e uma discografia repleta de clássicos, como são «Subconscious Terror» e «The Grand Leveller», o grupo tem mantido a chama viva com uma energia que desafia o tempo. Oriundos da Finlândia, e não menos influentes, os ARCHGOAT trazem consigo o peso e a obscuridade do black/death metal. Famosos pelo seu som cru e intransigente, consolidaram-se como um dos nomes mais respeitados do género e esta actuação no NADA Fest promete ser um ritual de intensidade pura.
Para além da música, o NADA Fest afirma-se também uma oportunidade para redescobrir Beja e a sua herança histórica. A cidade, com as suas muralhas romanas, vestígios árabes, arquitectura gótica e o seu emblemático castelo, oferece um cenário único para um festival que, ao longo destes últimos anos, tem transcendido o habitual, unindo passado e presente. Em 2025, podem esperar três dias de intensidade, partilha e celebração num ambiente onde a música extrema encontra a sua expressão mais pura. Podes encontrar mais informações no site oficial do evento.

