EPICA

Recentemente, DAVE MUSTAINE voltou a alimentar a eterna rivalidade com os seus ex-colegas de banda ao acusá-los de terem plagiado o riff de guitarra de um dos maiores clássicos do rock/metal. Podes ouvir e comparar em baixo.

Numa entrevista recente concedida ao programa The Shawn Ryan Show, DAVE MUSTAINE, o vocalista, guitarrista e timoneiro dos MEGADETH, voltou a não medir palavras ao sobre uma suposta apropriação indevida por parte dos METALLICA, banda da qual fez parte entre 1982 e 1983. “Eu fiz questão de nunca dizer que saí da banda, porque queria que as pessoas soubessem que fui injustamente despedido e que não me importava com isso”, começou por dizer ele.

Porque, apesar de eles serem maiores do que nós, canção mais famosa deles, que é a «Enter Sandman»… Bem, vão procurar uma banda chamada Excel. Ouçam um tema deles, acho que se chama «Tapping Into The Emotional Void». É bastante parecida”, atirou, referindo-se ao tema lançado pela banda de crossover thrash em 1989. Verdade seja dita, as comparações entre os dois temas já existem há algum tempo. Aliás, em 2003, chegou a circular a hipótese dos EXCEL processarem os METALLICA por alegado plágio, mas o processo nunca chegou a avançar. O riff principal, e até o crescendo de bateria com os timbações, são, de facto, semelhantes, algo que Mustaine fez questão de sublinhar.

No decurso da entrevista — que durou mais de três horas e pode ser ouvida no player em cima — DAVE MUSTAINE voltou a abordar o seu muito conturbado passado com a banda liderada por James Hetfield e Lars Ulrich, mostrando-se ainda ressentido por ter sido afastado antes das gravações de «Kill ‘Em All». “Na altura, eu estava realmente chateado e não queria perdoá-los pelo que fizeram”, confessou.

Quando saí, disse-lhes: ‘Não usem a minha música’. E, claro, eles usaram-na. Fui eu que escrevi a «Ride The Lightning». Escrevi a «The Call Of Ktulu». Vejamos, o que mais? A «Phantom Lord», a «Metal Militia», a «Jump In The Fire», a «The Four Horsemen». E também escrevi muito da «Leper Messiah»… E eles não me deram crédito por isso. Se ouvirem os riffs, sabem que são meus.

Mustaine foi ainda mais longe ao acusar Kirk Hammett de não passar de um imitador: “É como se eu fosse ouvir o meu riff e pensasse: ‘Isso não sou eu’. Portanto, sim, escrevi grande parte da música deles que os tornou famosos, e todos os solos desse primeiro disco são meus — o melhor que o Kirk conseguiu foi tentar copiá-los.

Enquanto isso, os METALLICA continuam a percorrer a América do Norte com a sua M72 World Tour, e a tocar a «Enter Sandman» e outros dos clássicos mencionados por Mustaine. Para quem quiser conferir as semelhanças, a «Tapping Into The Emotional Void», dos EXCEL, e a célebre «Enter Sandman» podem ser ouvidos em baixo. Quanto a Mustaine, o músico não dá sinais de estar pronto para enterrar o machado de guerra tão cedo.