O mosh e restantes acrobacias habituais nos concertos de metal e hardcore podem ter resultados incríveis, mas às vezes nem tudo corre como planeado.
Se já foste a um espectáculo de metal ou hardcore, é provável que já tenhas visto uma ou outra banda a pedir ao público que fizesse “acrobacias” em certas partes de um tema ou em determinado momento da actuação. Expressões como “quero ver toda a gente a saltar“, “façam um circle pit gigante” e, no caso do Scott Vogel, dos TERROR, “mais stage dives, mais stage dives” quando já há mais gente no palco que na plateia, são bastante comuns, e há até quem as veja apenas como muletas, mas a verdade é que, quando funcionam, os resultados podem ser incríveis. Quando isso não acontece, é uma merda.
Recentemente, um dos exemplos mais engraçados de um apelo ao caos que, literalmente, não funcionou chegou sem aviso ao X (anteriormente conhecido como Twitter) e vocês têm de ver isto. Publicado pela banda australiana de metalcore ALPHA WOLF, o breve clip mostra o que parece ser uma tentativa gorada de ‘wall of death’ durante um concerto da banda em Pikeville, no Kentucky.
Para os não iniciados, ‘wall of death’ é o que se chama ao momento em que os músicos fazem com que a plateia se divida ao meio e fique frente a frente, para depois correrem uns contra os outros no momento certo. Como podes conferir na publicação em baixo, quando o vídeo começa, parece que já passámos do ponto de dividir a multidão. Tudo parece certo e a tensão está a crescer durante o breakdown… Depois, a explosão pura e simplesmente não acontece. A multidão fica parada, totalmente imóvel. Impagável.
Top 10 wall of death fail compilations
— Alpha Wolf (@AlphaWolfCVLT) September 12, 2023
It’s okay Kentucky we still love you pic.twitter.com/1pWZFUdASB