MORK

MORK: Estreiam vídeo-clip de «Heksebål»; novo LP chega em Setembro [streaming]

«SYV», o sétimo álbum dos MORK, promete invocar o espírito mais arcaico do black metal norueguês.

Os black metallers noruegueses MORK vão lançar um novo álbum, intitulado «SYV», a 20 de Setembro via Peaceville Records. No início de Agosto, para celebrar o anúncio com a pompa e circunstância que merece, a banda divulgou o primeiro tema de avanço para o disco, «Utbrent», sucedido agora por um novo single, «Heksebål», que já pode ser escutado em baixo através de um vídeo-clip bem obscuro realizado por Matt Vickerstaff.

Como podes comprovar com os dois temas já disponiblizados, após ter-nos presenteado com o recente projecto Udåd, o multi-instrumentista Thomas Eriksen continua, como é seu hábito, a explorar uma abordagem saudosista ao black metal, assente numa mistura de riffs gélidos e melodias melancólicas.

«SYV» foi totalmente interpretado, gravado e misturado por Eriksen, o líder e timoneiro dos MORK, com a preciosa ajuda de Freddy Holm como engenheiro de som e masterização a cargo de Maor Appelbaum e Jack Control. Segundo o próprio, “o álbum explora a mortalidade, o desespero, a força e umas histórias bem antigas.”

A «Utbrent» é uma representação do esgotamento e da luta para nos mantermos de pé“, explica Thomas Eriksen sobre o primeiro single de avanço retirado de «SYV». “Mesmo sabendo em silêncio que o dia vai realmente chegar e derrubar-te… A severa punição de viver enquanto a vida se desmorona e nos queima por dentro.

Chegámos ao sétimo capítulo da saga MORK“, continua o músico. “Como mencionei anteriormente, tem sido importante para mim permitir que a música evolua ao longo dos álbuns. Nestes últimos anos, tem sido realmente gratificante escrever e gravar, e o «SYV» é um resultado directo disso. Ao ouvir o produto final, senti uma enorme satisfação... Riffs brutais cruzam-se como passagens melancólicas e melódicas com uma ligeira abordagem progressiva.

Em termos líricos, este disco aborda a essência e a fragilidade da existência humana, ao mesmo tempo que expurga uma imensa dose de orgulho e força. Este é provavelmente o meu álbum mais variado até agora, o que, na minha opinião, resulta num lançamento e numa adição perfeita ao catálogo dos MORK.” Já podes conferir a capa e o alinhamento completo de «SYV» em baixo, as pré-encomendas dos formatos físicos estão disponíveis através da loja virtual da Peaceville Records.

01. I Tåkens Virvel | 02. Holmgang | 03. Heksebål | 04. Utbrent | 05. Med Døden Til Følge | 06. Ondt Blod | 07. Tidens Tann | 08. Til Syvende Og Sist | 09. Omme